Estou grávida e tenho um gato. E agora?

É muito maior a probabilidade de apanhares Toxoplasmose por comeres carne mal passada ou legumes mal lavados do que por causa do gatinho que tens lá de casa. Não deixes que a felicidade do nascimento do teu bebé seja justificação para o teu animal de estimação perder toda a família

Foto
Jason Armstrong/Flickr Jason Armstrong/Flickr

Diariamente deparamo-nos com situações em que as mulheres grávidas, ou que estão a pensar engravidar, são aconselhadas a não tocar nos seus animais de estimação ou mesmo a “verem-se livres” deles. Este breve texto informativo serve para desmistificar o “monstro” da Toxoplasmose, que tanta gente acredita existir.

A Toxoplasmose é realmente uma doença grave que poderá trazer complicações para o feto, se a mãe for infectada durante a gravidez. No entanto é muito maior a probabilidade de apanhares a doença por comeres carne mal passada ou legumes mal lavados do que por causa do gatinho que tens lá de casa.

A Toxoplasmose é provocada pelo Toxoplasma gondii. Este parasita tem como único hospedeiro definitivo os felídeos, e daí ser tão associado ao gato. Normalmente a infestação ocorre por ingestão total ou parcial de roedores, geralmente ratos, ou outras carnes, infectadas com o parasita.

Um gato infestado apenas liberta ovos do parasita durante uma fase da sua vida: três a dez dias após a infestação, o gato irá libertar ovos do parasita nas fezes, durante um período máximo de 14 dias. Depois do estabelecimento da resposta imune, num animal saudável, é muito raro haver nova excreção de oocistos. Nova excepção apenas deverá acontecer no caso de o animal ser portador de doenças que diminuam as suas defesas, como Fiv ou Felv, ou se ingerir medicamentos imunossupressores (corticosteróides em doses elevadas) durante um longo período de tempo.

Para as pessoas, a principal causa de infecção é pela ingestão de alimentos de origem animal ou vegetal contaminados e não por causa do contacto com gatos infestados.

Por isso, se estás grávida ou a pensar engravidar, antes de mais, deverás saber se já estás imune ou não à Toxoplasmose. Qualquer pessoa saudável pode já ter contactado com o parasita, tendo apenas sintomas idênticos aos de uma gripe e ficando depois disso imune à toxoplasmose. Caso não sejas imune, deves descartar se o gatinho que tens lá em casa alguma vez contactou com o toxoplasma. Podes saber isso através de uma análise de sangue que deves pedir ao teu médico veterinário para realizar. Caso ele nunca tenha sido exposto ao toxoplasma, e se for um gato “indoor”, não representará um risco para a tua saúde. Caso já tenha contactado com o parasita, apesar de ser altamente provável que, tal como dissemos acima, excrete ovos deste parasita apenas uma vez na vida, deves ter alguns cuidados, que não vão muito além das regras de bom senso e de higiene que, normalmente, todos temos:

  • ingestão de alimentos bem cozinhados;
  • ingestão de legumes e frutas bem lavados;
  • remoção diária das fezes do gato da caixa da areia;
  • utilização de luvas para a limpeza da caixa da areia, assim como na realização de tarefas de jardinagem.

A remoção das fezes da caixa de areia pode ser feita por outra pessoa que não a grávida, e é mesmo importante que a caixa da areia seja limpa diariamente, pois, para que os ovos do toxoplasma se tornem infestantes, eles precisam de um período igual ou superior a 24 horas à temperatura ambiente (e depois disto têm que ser ingeridos para realmente infestarem o ser humano).

Não deixes que a felicidade do nascimento do teu bebé seja justificação para o teu animal de estimação perder toda a família! A AnimaisVet está ao teu dispor para o esclarecimento de qualquer dúvida adicional.

Sugerir correcção
Comentar