Calendário de debates

Foto
AFP

Faltam 42 dias para as eleições presidenciais (8 de Novembro) e até lá os americanos — e não só — podem esclarecer-se com mais alguns debates, além do da noite desta segunda-feira, entre Donald Trump e Hillary Clinton.

4 de Outubro

É o debate dos candidatos ao cargo de vice-presidente, Tim Kaine, pelo Partido Democrata, e Mike Pence, pelo Partido Republicano. O que se espera destes dois homens é que, em primeiro lugar, façam a defesa dos seus candidatos — dos seus programas, mas também dos seus caracteres. Devido às especificidades da eleição deste ano — ou seja as personalidades de Clinton e Trump — espera-se que tenha boa audiência.

9 de Outubro

O segundo debate presidencial terá um formato diferente — metade das perguntas serão feitas por cidadãos, a outra metade por moderadores (um deles será a estrela da CNN Anderson Cooper, a outra Martha Raddatz, da ABC). As perguntas dos cidadãos vão partir de pessoas na audiência e de pessoas nas redes sociais. Na assistência (e nas redes sociais em directo) estarão eleitores que foram considerados "não alinhados" e que foram seleccionados pela empresa de sondagens Gallup.

19 de Outubro

Realiza-se o terceiro debate entre Hillary Clinton e Donald Trump. A pouco mais de duas semanas da votação, o que se pode prever, e se não houve deslizes monumentais nos debates anteriores que comprometam qualquer das candidaturas, é que seja usados todos os argumentos, todas as armas. Um debate agressivo, prevê-se.