Capicua e Pedro Geraldes editam livro-disco para crianças

Capicua e o guitarrista dos Linda Martini Pedro Geraldes vão lançar um livro-disco pensado para crianças. "Mão Verde" aborda a natureza, a ecologia e um estilo de vida saudável

Mão Verde tem ainda dicas do projecto Cantinho das Aromáticas DR
Fotogaleria
Mão Verde tem ainda dicas do projecto Cantinho das Aromáticas DR
Mão Verde começou por ser um espectáculo no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa DR
Fotogaleria
Mão Verde começou por ser um espectáculo no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa DR

A "rapper" Capicua escreveu, o guitarrista Pedro Geraldes compôs e a ilustradora Maria Herreros desenhou "Mão Verde", um livro-disco para crianças sobre a natureza, a ecologia, os alimentos e uma vida saudável. A editar a 30 de Setembro, o livro-disco tem 12 poemas e lengalengas que Capicua escreveu a pensar num público mais novo e em torno de questões que fazem hoje parte do vocabulário diário das pessoas e que são "uma necessidade da época", como contou em entrevista à agência Lusa.

"As mensagens mais universais, de amor à natureza e aos animais ou o Dia da Árvore, as crianças entendem, mas depois há questões mais práticas sobre ecologia, a alimentação, temas que estão muito presentes e que eu queria abordar sem ser com um moralismo panfletário", disse.

Em "Mão Verde", com ilustrações da espanhola Maria Herreros, Capicua escreve e canta sobre a alimentação vegetariana, as propriedades das ervas aromáticas, a importância da vida de insectos numa horta ou sobre trevos, pirilampos e bichos-de-conta. "Desconfia de quem não gosta de animais,/E se não gosta de plantas desconfia ainda mais./Desconfia de quem detesta chocolate,/Desconfia de quem não gosta do Chico Buarque", ouve-se no tema "confio(des)confio".

No livro, cada poema-canção segue acompanhado de curtas notas informativas do agricultor Luís Alves, do projecto Cantinho das Aromáticas, acerca dos assuntos abordados. Capicua diz que é "quase vegetariana", cuida de uma horta e tem preocupações ecológicas antigas que nunca tinham sido transformadas em música nos anteriores discos de hip hop.

"Mão Verde" é agora um livro-disco, mas começou por ser um espectáculo para crianças encomendado ao casal Ana Fernandes (Capicua) e Pedro Geraldes (guitarrista dos Linda Martini) pelo Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. Foi a partir desse convite que ambos desenharam as letras e as músicas, num processo criativo "com uma abordagem bastante intuitiva, que tivesse assim um ambiente lúdico, mantendo a seriedade dos temas".

"Ouvimos muitas músicas que podiam inspirar-nos, do 'afrobeat', pop, rock à música havaiana, refinámos a estrutura das canções e acrescentámos dois temas que não estavam no espectáculo", contou. Capicua não promete mudanças de comportamento para os mais novos, mas elogia-lhes uma naturalidade e espontaneidade que os adultos já não têm. "Nos espectáculos do São Luiz, tanto nos faziam perguntas complexas como queriam saber coisas muito simples. O público adulto não interage desta maneira."

"Mão Verde" sai na próxima semana, mas os concertos de Capicua e Pedro Geraldes só acontecerão em 2017, numa digressão que poderá ter vários formatos para escolas, livrarias, bibliotecas, pequenos auditórios e espaços ao ar livre.

Sugerir correcção
Comentar