Expansão da rede do metro do Porto vai ser definida até ao final do ano

A segunda fase de expansão da Metro do Porto foi suspensa em 2011. As obras só deverão começar em 2018.

A fase de estudo irá definir quais as linhas de metro prioritárias
Foto
A fase de estudo irá definir quais as linhas de metro prioritárias Nelson Garrido/PÚBLICO

O ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, garantiu esta sexta-feira que o programa de expansão da rede do metro do Porto será conhecido até ao final do ano, depois de concluída a fase de estudo e o debate sobre as linhas prioritárias.

“[Os estudos] vão ser conhecidos ao longo deste ano, o que significará que mais no final do ano, mas ainda durante 2016, será pública e discutida publicamente aquilo que é a expansão da rede de metro do Porto”, afirmou Matos Fernandes no final da cerimónia de alargamento do sistema intermodal Andante, que permite viajar em vários tipos de transportes públicos no Grande Porto.

O governante explicou ainda que “as prioridades em termos de início de obra resultam dos estudos que estão neste momento a ser concluídos” e será a partir deles, e do debate com a Área Metropolitana do Porto, que serão anunciadas “quais são as linhas que irão avançar em primeiro lugar”.

Matos Fernandes assinalou também que “2017 não será ano para começar obra” mas sim para “fazer projecto e para lançar concurso de obra” que se irá iniciar em 2018.

No início de Julho a Assembleia da República aprovou por unanimidade uma proposta do PCP que recomenda ao Governo o prolongamento das linhas do Metro do Porto em Gaia, Gondomar e Trofa.

A recomendação defendia o início da construção da ligação do ISMAI à Trofa, no prolongamento da Linha C, até ao final de 2017 e “que sejam tomadas as medidas necessárias para a planificação que conduza ao prolongamento da Linha D (Amarela) até Vila D’Este (Vila Nova de Gaia” e da Linha F (Laranja) até Gondomar.

De fora ficou a chamada linha ocidental do Porto, que ligará a Estação de São Bento e Matosinhos via Campo Alegre e Parque da Cidade e que a autarquia considera prioritária.

O Plano Nacional de Reformas prevê uma expansão total de nove quilómetros nas redes nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, num investimento total de 400 milhões de euros.

Suspensa pelo Governo em 2011, a segunda fase de expansão da Metro do Porto integra cinco linhas com quase 38 quilómetros de extensão e com um custo global de cerca de mil milhões de euros.

Em Maio, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou ter sido informado pelo Governo de que estão reservados 240 milhões de euros para expandir o metro na Área Metropolitana.