Conferência internacional sobre Fotografia e Arquitectura no Porto

Com a temática “Atravessando Fronteiras e Deslocando Limites”, a programação reúne painéis e mesas-redondas ministradas por profissionais de diferentes áreas

Foto
Painéis vão ser divididos em quatro temas Unsplash/ Pixabay

A conferência internacional “Na Superfície: Fotografia e Arquitectura – Atravessando Fronteiras e Deslocando Limites” — volta à Universidade do Porto, nos dias 29 e 30 de Setembro. Na sua quarta edição, o fórum procura discutir, de um modo global, o poder da imagem para a construção de uma visão crítica e inovadora da arquitectura.

A programação, a ser realizada no Auditório Fernando Távora da Faculdade de Arquitectura (FAUP), reúne painéis acompanhados de mesas-redondas, que contarão com a participação de investigadores, fotógrafos, professores e arquitectos, nacionais e internacionais.

Os painéis, divididos em quatro temas, irão abordar: as interacções, interferências, intersecções e interpretações que existem entre a Arquitectura e a Fotografia; a representação dos movimentos migratórios e suas consequências, através da fotografia documental e artística; a arquitectura, arte e imagem como disciplinas; e a imagem e o texto como construtores de ideias da arquitectura.

A sessão de abertura da conferência, que decorrerá no dia 29 às 9h30, será ministrada pelo professor da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), Pedro Bandeira. Logo após a sua apresentação, tem início a mesa-redonda “O trabalho da Fotografia Artística e Documental relacionado com Arquitectura”, moderada pela docente, da Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD – IPP), Olívia da Silva.

Ainda no primeiro dia, a segunda mesa-redonda presidida por Iñaki Bergera, integrante do projecto de investigação Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha (FAME), irá discutir a inter-relação entre os arquitectos e os fotógrafos.

Já no dia 30, a sessão de abertura será coordenada pelo Director do Departamento de Arquitectura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Professor Jorge Figueira. Em seguida, ocorrerá a mesa-redonda “A estratégia editorial e a imagem como discussão e construção de ideias na Arquitectura” moderada por Pedro Leão Neto, comissário da iniciativa e professor da FAUP, e Ângela Ferreira, directora do festival Encontros da Imagem. Para fechar a programação, “Arquitectura, Arte e Imagem” será a temática do último debate, na presença do arquitecto Camilo Rebelo e da docente Graça Correia.

O evento inclui também actividades complementares como a Semana do Foto-livro, a Exposição de Fotografia do concurso Future Memories e o lançamento do livro Cityzines, editado pela scopio Editions e apresentado por Nuno Grande. Para participar da conferência é preciso realizar inscrição pelo portal e pagar uma taxa de 30 euros (estudantes em geral) e de 40 euros (restante do público).

Os trabalhos das edições anteriores de “Na Superfície” podem ser acedidos através de várias plataformas na internet e em publicações da scopio Editions (scopio magazine, o catálogo Na Superfície: Imagens de Espaço Público e Arquitetura em Debate).

Sugerir correcção
Comentar