3Pês: as novas melancolias de Cohen, Tiersen e noiserv

Promo, Palco e Pista: os 3Pês de António Barroso. Sugestões musicais para este fim-de-semana, de 15 a 18 de Setembro

Foto
DR

Muda-se o cromático para amarelo torrado, castanhos variados e verde seco. “Au revoir” Verão, foi bom e sabemos que para o ano voltas. Nós só esperamos cá estar, que não temos as tuas certezas. Pequenas angústias, para tons da época, que o melhor é saber que andam aí novidades de Yann Tiersen, Leonard Cohen e noiserv.

Promo

E ligamos uma qualquer estereofonia para ouvir soar o piano dedilhado por Yann Tiersen, que apresenta, no fim do mês o seu mais recente “EUSA”, um longa-duração com dez peças em piano solo. “Penn ar Lann” e “Kereon” são dois momentos que antecipam o nono registo de originais do multi-instrumentista catapultado para o estrelato pela banda sonora original do filme “Amélie”.

Num registo que merece um cenário idêntico, mas a puxar por sofá, um destilado encorpado e um “cubano” — tudo ao mesmo tempo, claro — é a possibilidade de ouvir mais um disco de Leonard Cohen. O seu 14.º álbum — sai a 21 de Outubro — chama-se “You Want It Darker” (que também é o nome do primeiro single) e marca 50 anos desde o lançamento de “Songs of Leonard Cohen”, em Dezembro de 1967.

Ainda em modo bucólico e introspectivo, passamos para as novas composições de noiserv, projecto pessoal de David Santos, que compôs “00:00:00:00” e já nos deixa ouvir dois temas do trabalho com saída apontada para 28 de Outubro: “Vinte e três” e “Sete”.

Última sugestão, um tema avulso dos Bloc Party, o primeiro composto e tocado pela nova formação, onde ainda resistem Kele Okereke e Russel Lissack, a que se juntam agora Justin Harris e Louise Bartle. É material novo desde “HYMNS”, lançado no início de 2016, e prenúncio de um longa-duração para os próximos meses.

Palco

Ainda em modo de promoção de “Villa Soledade”, o seu disco mais recente, os Sensible Soccers actuam sexta-feira na Praça Luís Ribeiro (23h), em São João da Madeira.

Sexta e sábado, no Porto, há Noites Ritual, nos jardins do Palácio de Cristal (já nem se deve chamar assim, mas gosto mais…), com Marta Ren & The Groovelvets, Fandango, The Black Zebra e Palankalama na sexta-feira, e Sean Riley & The Slowriders, peixe:avião, CRU e The Twist Connection no sábado, a partir das 22 horas.

Pista

Sexta-feira, a Sininho (dj) vai “badalar” no Stox Club (Porto). Na mesma noite em que, em Lisboa, Jorge Canadá leva “So Here We Are” ao Incógnito (Lisboa). No mesmo local, mas no sábado, Renato Ribeiro apresenta “Satan Said Dance”. Propostas a dobrar para sons mais alternativos na pista de dança lisboeta.

Sugerir correcção
Comentar