Ilhas Selvagens com mais um polícia no final do ano e melhores instalações

Alargada para três militares missão nas ilhas Selvagens.

Foto

A Ilha da Selvagem Grande, no arquipélago da Madeira, receberá até ao final do ano um novo elemento da polícia marítima, para além de melhorias nas instalações para varar em segurança uma embarcação.

"A partir de meados de Outubro iremos iniciar uma segunda fase nas Selvagens com a ampliação das instalações existentes para alojar mais um elemento da autoridade marítima que irá para o local a partir de Janeiro [de 2017], mas também um trabalho essencial que é a ampliação da rampa existente e criar um sistema de alagem para a embarcação que a proteja da acção do mar", explicou o capitão do Porto do Funchal, Félix Marques.

A autoridade marítima nacional tem, desde 21 de Agosto de 2016, uma missão de dois elementos permanentes na ilha da Selvagem Grande, responsáveis pela vigilância do espaço marítimo, fiscalização em colaboração com os vigilantes da natureza e a operação do radar instalado.

Nesta fase, e até ao final do ano, "irão manter-se de forma permanente dois elementos da polícia marítima e só depois será movimentado mais um elemento da autoridade marítima para o local", informou, ressalvando que a embarcação semi-rígida voltou ao Funchal "por questões de segurança".

Os dois elementos manter-se-ão e um terceiro será o responsável por operar as embarcações e executar acções de manutenção, bem como "irá guarnecer a extensão da repartição marítima da Capitania do Funchal", referiu, explicando que será esse elemento que "irá praticar os actos administrativos que são elaborados em qualquer capitania".

As Ilhas Selvagens têm a partir desta quarta-feira uma comissão técnico-científica criada com a finalidade de acompanhar a candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Foi criada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais para "salvaguardar, nomeadamente o seu valor universal e excepcional".

Fazem parte desta comissão António Pedro Valério Brum da Silveira, Manfred Josef Kaufmann, Pedro Quartin Graça Simão José, Francis John Imossi Zino e Manuel José da Conceição Biscoito.

Sugerir correcção
Comentar