Facebook compra plataforma para criação rápida de dispositivos electrónicos

A Nascent Objects junta-se aos investimentos da multinacional em produtos de hardware. Os detalhes do negócio não foram revelados.

Foto
Uma ilustração dos módulos de um equipamento criado com a plataforma Nascent Objects

O Facebook continua a fazer incursões no mundo não digital. A empresa comprou agora uma startup chamada Nascent Objects que permite aos utilizadores criarem objectos electrónicos combinando fórmulas e componentes pré-existentes e recorrendo no final a um sistema de impressão 3D.

“As pessoas habituaram-se à ideia de que, com software, é possível ter aquilo que se quiser, quando se quiser. Queremos fazer com que isto aconteça no hardware e achamos que o Facebook é o melhor lugar para tornar isto uma realidade”, escreveu a empresa, no anúncio da aquisição, cujo preço não foi revelado. A Nascent Object passará a funcionar no chamado Edifício 8, um laboratório do Facebook dedicado ao desenvolvimento de hardware e onde estão a ser usadas tecnologias como realidade virtual e aumentada.

A plataforma da Nascent dá aos utilizadores – que podem ser amadores entusiastas ou empresas a querem criar um protótipo rápido – um processo para combinar vários elementos num objecto funcional. A criação funciona através da junção de várias formas geométricas, que podem depois albergar os componentes: a placa com o computador que serve de base a todos os dispositivos, câmaras, colunas, sensores vários, microfones. A plataforma calcula a melhor forma de ligar os circuitos destes componentes e envia ao utilizador as várias peças com as formas e funcionalidades pretendidas, que depois podem ser encaixadas. A plataforma também cria automaticamente uma base para serem desenvolvidas aplicações móveis para interagir com o objecto (por exemplo, uma aplicação que permite ver aquilo que a câmara está a captar). A empresa diz ser capaz de entregar o aparelho concebido pelos utilizadores em oito semanas.

Este conceito significa que, quando um componente do dispositivo se avariasse, esse poderia ser substituído por um novo (e, eventualmente, melhor). É uma ideia semelhante à que o Google andou anos a tentar aplicar aos telemóveis, com o chamado Projecto Ara. No entanto, a tentativa de criar um smartphone modular acabou gorada e, este ano, o Google suspendeu o projecto.

O Facebook não deu pormenores sobre o que planeia fazer com a tecnologia da Nascent, mas este é mais um investimento da empresa na área do hardware. Em 2014 já tinha decidido comprar a Oculus Rift, uma empresa de óculos de realidade virtual, e há poucos meses demonstrou um voo de um drone chamado Aquila, que recorre a energia solar.

Sugerir correcção
Comentar