Corredor verde de Alvalade vai ter zona para "ver os aviões a passar"

A nova ligação entre a Avenida do Brasil e a Alta de Lisboa deverá estar concluída no início de 2017. Entre hortas e circuitos de fitness, o projecto irá incluir uma zona de observação de aviões.

Foto
O vereador elogia o aproveitamento desta zona, que classifica como conquista DR

A Rua das Murtas, na zona de Alvalade, em Lisboa, foi o espaço escolhido para a nova ligação do Corredor Verde Central de Lisboa. Serão mais de 24 mil metros quadrados arborizados que nascem na Avenida do Brasil e se prolongam até ao Alto de Lisboa. A inauguração do corredor pedonal aconteceu este sábado com a presença do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes.

O caminho será composto por zonas de lazer com bancos dispostos ao longo da Rua das Murtas e que encontram depois uma zona com 33 hortas urbanas, uma valia obrigatória nos corredores lisboetas e que ocuparão cerca de quatro mil metros quadrados do corredor.

 Às hortas segue-se o circuito de fitness, na última e maior zona verde a que acresce uma novidade. Neste espaço constará também uma zona dedicada à observação de aviões – uma prática que parece cada vez mais comum uma vez que também a Junta de Freguesia dos Olivais anunciou que iria construir um miradouro com vista para o  Aeroporto Humberto Delgado.

Para o vereador, esta ligação é o aproveitamento de um espaço negligenciado. “É uma conquista de dois hectares e meio que ninguém estava a usufruir”, diz Sá Fernandes, em declarações ao PÚBLICO. “Esta zona é um cruzamento de ligações que une uma pequena parte do corredor, mas que se insere numa dinâmica muito mais ampla ao longo de toda a cidade”, acrescenta.

No total, as intervenções custarão cerca de 250 mil euros à Câmara Municipal de Lisboa. De acordo com o gabinete de Estrutura Verde e Energia, a obra deverá estar concluída por ocasião da Primavera do próximo ano, “mas é expectável que termine antes”.

O percurso que contribui para o Corredor Verde Central soma-se a outras zonas verdes espalhadas na cidade e que a autarquia não deixa de sublinhar, como é o caso do Corredor de Monsanto, que  liga o Parque Eduardo VII ao Parque Florestal de Monsanto.

A cerimónia de inauguração foi assinalada com a plantação de uma árvore pelo vereador José Sá Fernandes. Os terrenos cedidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) serão administrados em conjunto pela autarquia de Alvalade e câmara de Lisboa. 

Sugerir correcção
Comentar