Câmara do Porto apoia Teatro das Marionetas com 30 mil euros

Município concede apoio financeiro em 2016 e cede ainda uma sala na Quinta da Bonjóia que servirá como pólo expositivo complementar ao museu da Rua do Belomonte

Foto
O Museu das Marionetas do Porto deverá abrir portas na Rua do Belomonte Rui Farinha/nfactos

As novas casas do Teatro das Marionetas do Porto vão contar com um apoio financeiro por parte da autarquia de 30 mil euros. O valor junta-se à cedência à companhia, pelo prazo de cinco anos, de uma sala na Quinta da Bonjóia, que servirá como pólo expositivo complementar ao museu em processo de transferência para a Rua do Belomonte, no centro histórico da cidade.

Tal como o PÚBLICO já tinha anunciado, o Museu das Marionetas do Porto, forçado a deixar a casa original, na Rua das Flores, vai dividir-se pela Rua do Belomonte e pela Quinta da Bonjóia, onde irá ocupar uma sala na designada Casa da Brincad’Eira, cedida pelo município pelo prazo não renovável de cinco anos, a troco de um pagamento mensal de 30 euros.

O contrato entre as duas entidades deverá ser aprovado pelo executivo camarário na reunião desta terça-feira e, além do apoio concedido pela autarquia, estipula também que, como contrapartida, a companhia teatral fundada por João Paulo Seara Cardoso se compromete a “promover e dinamizar actividades culturais no âmbito do teatro de marionetas com carácter regular nesse local [Casa da Brincad’Eira], no mínimo 12 por ano, destinadas à comunidade, com ligação ao desenvolvimento social”.

Segundo a proposta assinada pelo presidente Rui Moreira, que deverá ser aprovada esta terça-feira, o apoio do município ao Teatro das Marionetas pretende potenciar “um reforço da sua programação ao nível do seu projecto criativo; uma amplificação das actividades do museu, com maior enfoque na ligação à comunidade e ao desenvolvimento social; [e] a manutenção e gestão do Teatro de Marionetas do Porto enquanto bem colectivo identitário, cabendo-lhe promover o acesso da comunidade ao seu património, às suas actividades e à sua história”.

O Museu das Marionetas do Porto deverá abrir portas na Rua do Belomonte, n.º 63, no próximo dia 29 de Setembro. Criado para o espaço que ocupou desde a sua abertura, em 2013, na Rua das Flores, n.º 22, o museu foi obrigado a abandonar a morada original depois de o edifício ter sido vendido e de o novo proprietário ter manifestado a intenção de dar outro uso ao imóvel.

Sugerir correcção
Comentar