David Bowie visto de todos os ângulos na Faculdade de Letras de Lisboa

A obra, o legado, a influência ou o fascínio exercido por Bowie são alguns dos temas para três dias de conferências na faculdade e de uma mesa redonda na Culturgest, de 22 a 24 de Setembro.

Foto

Entre 22 e 24 de Setembro a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebe uma conferência internacional sobre David Bowie, organizada pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa - CEAUL, em colaboração com a Cullturgest.

Durante os três dias da David Bowie Interart Text Media Conference, a obra, a influência, o legado e a forma como o icónico cantor e músico britânico - que morreu em Janeiro deste ano depois de ter lançado o álbum Blackstar - deixou a sua marca em diversas disciplinas artísticas, serão analisados e discutidos.

Este é um evento "sobre um artista marcante com o propósito de abrir a universidade a quem está fora da academia", declara Ana Barroso, do CEAUL, ao PÚBLICO. "Queríamos realizar um evento que se pudesse abrir a toda a comunidade. Além disso, sendo Bowie tão importante globalmente, a conferência teria de ser internacional", completa.

O programa é extenso e integra conferencistas de diversas nacionalidades, muitos deles especialistas em cultura pop ou mesmo especificamente na obra e no universo de Bowie. O inglês Will Brooker, performer e professor da Universidade de Kingston (Inglaterra), ou Toija Cinque e Sean Redmond, ambos da Universidade de Melbourne (Austrália), são alguns dos principais conferencistas. 

Brooker vai apresentar o documentário da sua autoria Being Bowie, depois de ter passado um ano a viver como David Bowie e adoptando o seu estilo de vida. Chegou mesmo a dar concertos com uma banda de tributo a Bowie em diversos lugares, como a própria Universidade de Kingston. A experiência resultou também num livro, Forever Stardust, a publicar em 2017.

A maior parte das comunicações ou debates incidirá sobre a sua música (Bowie at Sigma Sound Studios, Philadelphia, 1974, na tarde de dia 22, é apenas um exemplo), mas não faltarão também palestras sobre a sua ligação a outros universos. É o caso da ligação do músico ao universo da ficção científica (Loving the Alien – David Bowie, Science Fiction and Fantasy, uma mesa redonda que será realizada dia 23), ou à literatura (Bowie and literature, dia 24) ou ainda sobre a fascinio que a sua figura exerceu no público ao longo de décadas (Bowie Fandom and public fascination, dia 23). 

Na tarde de dia 24, terá lugar na Culturgest, em Lisboa, uma mesa redonda final, com o título Heroes just for one evening – o legado de David Bowie, que será dirigida pela radialista e crítica de música Isilda Sanches e que contará com a participação do cineasta Manuel Mozos, do jornalista e crítico do PÚBLICO Vítor Belanciano e dos músicos Vítor Rua e Rui Pregal da Cunha.

Na Garagem Culturgest, depois da mesa redonda, haverá ainda uma sessão DJ onde volta a estar presente o ex-Heróis do Mar, Rui Pregal da Cunha, acompanhado por Miguel Sá, músico, DJ e curador do evento, e Svenska, também DJ.

A conferência, em inglês, é de entrada livre e não é necessária inscrição prévia, estando apenas sujeita aos lugares disponíveis.

Notícia editada por Joana Amaral Cardoso

Sugerir correcção
Comentar