Nimb, um anel que é uma espécie de segurança privado

Anel tem um "botão de pânico" que pode ser acionado em situações de emergência. Amigos, familiares e forças de segurança recebem alerta com coordenados de GPS. Nimb está em pré-venda e chega aos EUA em Março

Foto
Nimb/ DR

A campanha de "crowdfunding" confirmou o sucesso do conceito e as pré-vendas já arrancaram, estando os primeiros objectos disponíveis a partir de Março. Chama-se Nimb, é um anel — mas é muito mais do que uma peça de bijuteria. Este objecto de design quer, mais do que embelezar quem o utiliza, dar-lhe uma sensação de segurança. Em caso de perigo, basta pressionar um pequeno botão e, dessa forma, fazer chegar a destinatários escolhidos pelo utilizador um pedido de ajuda, com a indicação precisa do local onde se encontra.

Não é impreciso dizer que este projecto tem 16 anos. Por essa altura, Kathy Roma foi esfaqueada, à luz do dia, num bairro de fama tranquila. "A partir desse dia comecei a pensar se haveria algo que pudesse ter evitado aquilo", conta a criativa russa num vídeo de apresentação do projecto do qual é co-autora.

Com uma equipa de mais três pessoas — Leo Bereschansky, Nick Marshansky e Alex Medvedev —, o Nimb ganhou forma. Com um GPS integrado e uma bateria que permite a utilização sem carregamentos por duas semanas, o anel tem um funcionamento muito simples. Basta pressionar um discreto "botão de pânico" durante três segundos para que uma mensagem chegue, através de uma aplicação, a vários destinatários eleitos pelo utilizador: família, amigos, polícia ou mesmo a comunidade de utilizadores de Nimb que estejam por perto. Quem acciona o pedido de socorro sabe que a ajuda está a caminho quando o anel vibra.

Foto
Na equipa fundadora está Kathy Roma, que há 16 anos sofreu um ataque e teve aí a motivação para este projecto Nimb/ DR

Além de ser uma espécie de segurança privado para quem anda sozinho na rua, o Nimb — disponível nas cores preto e branco — pode ainda ser útil para idosos ou crianças com problemas de saúde, acreditam os criadores.

Foto
Anel está disponível em duas cores

No Indiegogo, o anel ultrapassou em muito (476%) o valor estabelecido para que a comercialização fosse possível. As pré-vendas já estão disponíveis e o produto deverá chegar aos EUA em Março. O preço será de 149 dólares (cerca de 132 euros).

Sugerir correcção
Comentar