Ao fim de 28 anos, Nicholas Serota deixa a Tate

Em Fevereiro, o actual director da Tate vai passar a presidir ao Arts Council of England.

Foto
Nicholas Serota ocupou o cargo durante 28 anos. Niklas Halle’n

Nicholas Serota, director da Tate, uma das instituições mais importantes e mais activas do mundo na área das artes plásticas e visuais, deixará o cargo que ocupa desde 1988 para ser presidente do Arts Council England. Serota ocupará o novo cargo em Fevereiro, e até lá continuará como director da Tate. 

“Nos últimos 30 anos houve uma mudança radical na apreciação pública das artes visuais neste país. A Tate está orgulhosa de ter feito parte dessa transformação”, disse Serota num comunicado. John Browne, presidente da Tate, afirmou também em comunicado que foi com Serota que a Tate se tornou "uma eminência nacional e internacionalmente".

O universo Tate é actualmente composto pelas galerias Tate Britain, Tate Modern, Tate St. Ives e Tate Liverpool. Enquanto director da Tate, Serota foi responsável pela criação da Tate St. Ives (Cornualha) e da Tate Modern (Londres). Esta última é o museu de arte contemporâneo mais visitado do mundo, com cerca de cinco milhões de visitantes por ano. Antes de chegar à Tate, Nicholas Serota já tinha dirigido a Whitechapel Gallery e o Museum de Arte Moderna de Oxford. 

O Arts Council England é a agência nacional britânica para o desenvolvimento das artes performativas, visuais e literárias. O organismo, criado em 1994, passou em 2011 a tutelar também os museus do Reino Unido.

O museu britânico já começou a busca por um novo director. Segundo o The Guardian, entre alguns dos possíveis nomes estão Frances Morris, directora da Tate Modern (e membro do Conselho Consultivo do Museu de Serralves), Iwona Blazwick, directora da Whitechapel Gallery, e Tim Marlow, director artístico da Royal Academy of Arts.

Sugerir correcção
Comentar