Lisboa será palco da II Cimeira de Países do Sul

Primeiro-ministro participa na I Cimeira de Países do Mediterrâneo na União Europeia. A II vai ser em Portugal.

Foto
Depois de Atenas, a cimeiras dos países do Suls erá em Portugal REUTERS/Michalis Karagiannis

A próxima Cimeira de Países do Sul da União Europeia (UE) decorrerá em Portugal, anunciou esta sexta-feira, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que dinamizou e é, esta sexta-feira, o anfitrião, em Atenas, da primeira Cimeira dos países mediterrânicos que integram a UE.

Falando na conferência de imprensa que fechou a reunião de Atenas, Tsipras adiantou que esta “iniciativa de diálogo e coesão” dos vários países do Sul da Europa vai ter continuidade num encontro a decorrer em Portugal, não tendo o chefe do executivo helénico avançado com uma data para o encontro.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou também esta sexta-feira em Atenas que há um entendimento dos líderes dos países do Sul da Europa para ser reforçado o investimento no conjunto da União Europeia (UE).

“É necessário reforçar o investimento”, advogou Costa, sublinhando que “as condições para reforçar o investimento têm de se adaptar às condições específicas de cada um dos países”, até porque alguns “têm largos excedentes e tinham, aliás, o dever de investir mais”, mas outros têm algumas limitações nesse sentido.

O chefe de Governo português participa numa cimeira de líderes dos países do Sul da UE, que prepararão a cimeira informal dos Estados-membros do conjunto europeu marcada para a próxima semana em Bratislava (Eslováquia).

Sobre este encontro de líderes de países do Sul do espaço europeu, Costa frisou: “Não temos de ter vergonha de ser do Sul. Temos de saber assumir na UE uma posição que defenda também a perspectiva de todos estes países. É a melhor forma que temos para que a Europa no seu conjunto esteja melhor posicionada no mundo”.

Do conjunto de “pontos de vista e sensibilidades” dos vários países faz-se, acredita o primeiro-ministro, “uma Europa unida”, caso contrário haverá uma “Europa a várias velocidades ou fragmentada em várias regiões”.

A reunião, promovida por Atenas, conta para além do primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, e do seu homólogo português, com os chefes dos executivos de Chipre, França, Itália e Malta, e com um representante do executivo espanhol.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi também convidado para a cimeira mas não marcará presença porque com o executivo espanhol em gestão a agenda internacional do chefe do Governo limita-se a cimeiras imprescindíveis - estará presente, contudo, na reunião europeia informal de 16 de Setembro em Bratislava, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o Brexit.

O desemprego jovem, as relações europeias com vários países (inclusive do Norte de África), o combate ao terrorismo e políticas dedicadas ao crescimento e investimento económico marcam as conversas dos líderes do Sul da Europa hoje reunidos em Atenas.

No domingo, Costa participa em Berlim num jantar a convite da chanceler alemã, Angela Merkel, naquele que será o terceiro encontro entre os dois desde que é primeiro-ministro.

Sugerir correcção
Comentar