Queres descartar pilhas e não sabes onde? O Ecopilhas mostra-te

A aplicação Ecopilhas Online será lançada durante as celebrações do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

De grande serventia para os humanos, mas inimigas do meio ambiente, as pilhas e baterias quando descartadas de forma incorrecta transformam-se em resíduos perigosos à saúde. Para garantir a recolha eficaz e segura, Portugal conta actualmente com 20 mil “pilhões”, distribuídos por todo país. Tens dificuldade em encontrá-los? A aplicação Ecopilhas Online veio para ajudar.

O lançamento, marcado para amanhã (sexta-feira, dia 9), fará parte das celebrações do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas.

A app funciona através de um sistema de geolocalização que permite ao utilizador identificar o pilhão mais próximo, em qualquer lugar do país. E se preferir, também é possível solicitar um mini pilhão para casa, o local de trabalho ou sua área residencial. O download estará disponível para telemóveis e tablets, nas versões iOS e Android, de forma gratuita.

Foto

A aplicação, desenvolvida pela empresa BloomIdea a convite da Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (Ecopilhas), procura diminuir o número de pilhas que são colocadas no lixo comum, com a desculpa de que se desconhece a localização do pilhão. Além disso, também podem ser deixados nesses recipientes específicos, lanternas, relógios, brinquedos, computadores, ferramentas eléctricas, máquinas fotográficas e de filmar.

O projecto, anunciado em 2015, durante as comemorações do primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, só será lançado no evento deste ano, a ser realizado no dia 9 de Setembro, na Biblioteca do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Durante a programação, a Ecopilhas irá contar com actividades de sensibilização, com pilhas humanas e promotores distribuídos pela cidade, para alertar os cidadãos sobre o aplicativo e a importância da reciclagem.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários