Vila do Conde faz investimento 3,5 milhões na Educação

Verba pode crescer se forem identificadas novas necessidades de intervenção

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai fazer no ano lectivo que agora se inicia um investimento recorde de 3,5 milhões de euros, disse esta quarta-feira a presidente da autarquia, Elsa Ferraz. As verbas serão canalizadas para a edificação, recuperação e requalificação do parque escolar do concelho, mas também para vários apoios sociais, nomeadamente no âmbito das refeições escolares, do transporte dos alunos e do prolongamento dos horários.

A presidente da autarquia considerou que "quando se fala em Educação o dinheiro aplicado é sempre um investimento e não uma despesa". "É o maior investimento de sempre, mas que pode ainda crescer porque continuamos a contabilizar e a avaliar intervenções. Ainda assim, nunca é suficiente, porque desejamos sempre fazer mais e melhor", afirmou Elisa Ferraz.

Além das intervenções físicas nos edifícios das escolas que estão sobre a alçada da câmara, serão também alvo de atenção obras de requalificação nas escolas EB 2/3 do concelho.

Elisa Ferraz vincou, ainda, que é estratégia do município manter o máximo número de escolas do primeiro ciclo nas freguesias, mesmo que tal represente um custo acrescido, dada a dimensão do concelho. "Queremos manter as pequenas escolas nas freguesias, e como muitas delas têm uma tipologia antiga precisam anualmente de revisões. Por isso, atribuímos subsídios às juntas de freguesia para colmatar esse desgaste, mas também para o pagamento de água, electricidade e material escolar e informático", descreveu Elisa Ferraz.

A aumentar o "bolo" de investimento para este ano letivo 2016/17 está também o regresso das Actividades de Enriquecimento Curricular [AEC], com custos que em parte serão suportados pela autarquia.

A câmara liderada por Elisa Ferraz irá também distribuir a todos os alunos do primeiro anos do 1.º ciclo material escolar de apoio, que não está incluindo na nova directiva do Governo para este escalão. "O Governo decretou a entrega gratuita de livros aos alunos do primeiro ano, mas essa premissa só contempla os manuais escolares, ficando manuais de apoios e cadernos de exercícios de fora. Apercebemo-nos dessa lacuna e vamos pagar esses cadernos de apoio a todos os alunos deste escalão", garantiu a autarca.

Elisa Ferraz deu conta destas medidas num encontro, no Teatro Municipal, com mais de 400 elementos da Comunidade Educativa do Concelho de Vila do Conde , onde manifestou a vontade de ter "um papel activo e participativo na vidas das escolas".     

Sugerir correcção
Comentar