Associação tem bolsas de dois mil euros para estudar a dor

Associação Portuguesa para o Estudo da Dor vai atribuir três bolsas de apoio a estágios de formação de curta duração. Candidaturas até 20 de Novembro

Foto
Pixabay

Três bolsas de apoio a estágios individuais de curta duração na área da dor — duas delas para a vertente clínica e uma para ciências básicas. A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) anunciou esta terça-feira a criação deste concurso para licenciados em áreas das ciências da saúde, que tem por objectivo aprofundar o conhecimento em relação à dor.

Os interessados devem submeter as suas candidaturas até ao dia 20 de Novembro. As bolsas, no valor de dois mil euros, têm uma duração "igual ou superior a 15 dias e igual ou inferior a 90 dias", explica a associação num comunicado enviado ao P3. O início desses estágios deve acontecer "até ao final do segundo trimestre de 2017 (30 de Junho)".

Os projectos de estágios apresentados devem ter como objectivo a "aquisição de conhecimentos técnicos na área da dor" e os interessados devem ter uma autorização prévia da instituição onde vão realizar o estágio para apresentar a sua candidatura, não podendo a empresa estar localizada em Portugal.

A participação é gratuita, mas é preciso ser sócio da APED para o fazer, lê-se no regulamento. As candidaturas devem ser feitas online, com a submissão dos projetos de estágio e o preenchimento dos formulários, posteriormente enviados para tavaresa@med.up.pt. Os vencedores são conhecidos no dia 8 de Janeiro de 2017. 

A dor é "uma experiência multidimensional desagradável, envolvendo não só uma componente sensorial mas também uma componente emocional, e que se associa a uma lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão", explica a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP).

Sugerir correcção
Comentar