Fogo obriga a evacuação de aldeia de Leiria

Em Boticas, chamas aproximaram-se de aldeia e há suspeita de fogo posto.

Foto
nFactos/Rui Farinha

O incêndio que deflagrou nesta segunda-feira à tarde na freguesia de Colmeias obrigou à evacuação da aldeia de Fonte Fria, na freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria, pelas 20h20, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro à Lusa.

Segundo o CDOS, o fogo continua activo e a progredir para a povoação de Fonte Fria, pelo que "já foi pedido às autoridades para evacuarem a aldeia e os seus habitantes".

A página da Protecção Civil refere que o incêndio deflagrou pelas 16h45 e chegou a mobilizar três meios aéreos, que abandonaram o combate com o cair da noite.

O presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, já tinha dito esta tarde à agência Lusa que a situação estava "descontrolada" e a colocar "casas e pecuárias em risco" na sua freguesia.

O autarca referiu ainda que o incêndio surgiu numa zona de mato, mas dirigiu-se em "direcção à Caranguejeira", atravessando zonas onde "existem casas e algumas pecuárias", estando neste momento em povoamento florestal.

Ao final da noite, o incêndio mantinha três frentes activas e os bombeiros estavam em alerta para garantir a segurança de habitações.

O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Sérgio Gomes, disse à Lusa que a situação estava um "pouco mais tranquila", mas o incêndio "ainda não está dominado". Tem "três frentes activas" e uma "extensão considerável", adiantou.

Sérgio Gomes salientou que não há habitações em risco, mas "os meios estão posicionados" para impedir que o incêndio chegue perto de casas e das populações, já que a "dispersão das habitações é um risco acrescido".

Suspeita de fogo posto em Boticas

O incêndio que está a queimar uma zona de pinhal em Boticas aproximou-se da aldeia de Torneiros e teve origem em quatro focos espalhados ao longo da estrada, disse o presidente da autarquia.

Fernando Queiroga afirmou à agência Lusa que os meios estão concentrados junto à aldeia de Torneiros para proteger pessoas e bens.

Para o local, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foram mobilizados 167 operacionais, 47 viaturas e chegaram a actuar quatro meios aéreos.

O combate a este fogo, que deflagrou na freguesia de Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega, foi reforçado com um grupo proveniente de Santarém.

Fernando Queiroga referiu que as chamas se aproximaram da aldeia de Torneiros, uma situação que, entretanto, foi resolvida, mas as atenções estão ainda concentradas nesta área porque, segundo o autarca, há outra frente a lavrar na zona.

O incêndio teve início às 16h17 junto à estrada que liga Boticas a Ribeira de Pena.

Segundo o autarca, foram detectados quatro focos de incêndio ao mesmo tempo, uma situação que o leva a não ter dúvidas de que se trata de uma situação "de fogo posto" e de "origem criminosa".

O fogo avança em três frentes e está a queimar uma zona de pinhal e de giestas, muita carga combustível que faz com que a propagação das chamas seja rápida.

Por volta das 20h, estavam activos 11 incêndios no distrito de Vila Real, que mobilizavam 329 operacionais e 97 viaturas.

Sugerir correcção
Comentar