Jerónimo: “Há que não voltar atrás e prosseguir a reposição de salários, rendimentos”

No seu discurso de arranque da 40.ª Festa do Avante, o secretário-geral do PCP falou sobre a necessidade de "uma política alternativa, patriótica e de esquerda".

Fotogaleria
Jerónimo de Sousa já abriu a Festa do Avante! Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, abriu nesta sexta-feira a 40.ª Festa do Avante! com a garantia de que o PCP não recuará no compromisso e “na palavra dada”, quando fez o acordo com o actual Governo, mas ao mesmo tempo também “não regateará nenhum esforço na sua acção e intervenção, na sua proposta para que se concretize uma nova política”.

“Se na situação actual há que não voltar atrás e prosseguir a reposição de salários, rendimentos e direitos, nós consideramos ser incontornável a necessidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que nos liberte das grilhetas que nos amarram, potencie os nossos recursos, ponha Portugal a produzir, dê valor ao trabalho com direitos, combata o desemprego e a precariedade, defenda o direito à saúde, o acesso ao ensino, proteja socialmente a infância e a velhice”, disse Jerónimo de Sousa, na Quinta do Cabo, o novo espaço que este ano ampliou a Quinta da Atalaia, no Seixal.

E acrescentou: “Essa necessidade é inseparável da possibilidade. Sim, é possível! O PCP, mantendo os compromissos e a palavra dada, não regateará nenhum esforço na sua acção e intervenção, na sua proposta para que se concretize uma nova política.”

Antes tinha recordado o percurso feito desde as últimas eleições legislativas que levaram à nova maioria parlamentar de esquerda, sem esquecer as críticas ao anterior Governo. “Fomos para a batalha das legislativas com a consciência que tinha de se aliar o voto à luta. E no dia 4 de Outubro a maioria do povo português aplicou uma derrota pesada ao PSD/CDS deixando-os em minoria na Assembleia da República (AR). Uma derrota, também, dessa mistificação das eleições para primeiro-ministro, que não existem”, declarou, lembrando que “foi com base na alteração da composição na AR, quando a direita se preparava para transformar uma derrota numa vitória, continuar no Governo para dar cabo do resto e acelerar a política de exploração e empobrecimento, que o PCP avançou com a possibilidade de uma solução política”.

Jerónimo de Sousa não deixou, no entanto, de reconhecer as dificuldades: “Sim, tínhamos consciência de que com um Governo do PS e o programa do PS as questões de fundo e os problemas estruturais dificilmente encontrariam as respostas necessárias. Mas havia duas questões urgentes.” O líder comunista enumerou-as: “impedir que o Governo PSD/CDS prosseguisse a sua política de terra queimada” e, em segundo lugar, “com a nova fase da vida política nacional, que fosse encetado um caminho de reposição de salários, rendimentos e direitos”, de horários de trabalho, “salvar serviços públicos como a saúde, a escola pública, o carácter universal da Segurança Social, travar privatizações anunciadas ou em curso, suster a sangria da emigração, devolver feriados roubados e abonos de família, eliminar taxas moderadoras, suster a pobreza”.

O secretário-geral assumiu que as medidas são “sem dúvida, limitadas e insuficientes sabendo que os estragos da política de direita dos sucessivos governos e de forma particularmente brutal nos quatro anos de Governo PSD/CDS deixaram o país num estado crítico, com feridas sociais expostas, mais dependente do estrangeiro, em particular da União Europeia”. Porém, afirmou: “Com essas limitações e insuficiências, há um elemento de carácter subjectivo que ressurgiu, diríamos assim, como que uma janela de esperança e a real possibilidades de nos libertarmos, como país e como povo, da política de exploração e empobrecimento, das amarras e constrangimentos que nos querem impor, de dependência a que nos querem submeter.”

Sugerir correcção
Comentar