Youtubers: conheçam-se uns aos outros no Porto e colaborem

Evento deste fim-de-semana no Hard Club, no Porto, quer contribuir para o crescimento da comunidade Youtube em Portugal

Foto
theglassdesk/ Pixabay

À terceira edição, o VidYou Festival, que se realiza durante este fim de semana no Hard Club, no Porto, quer profissionalizar-se e contribuir para o crescimento da comunidade Youtube em Portugal. O evento que se define como "uma convenção que celebra e festeja o vídeo 'online'" vai contar com uma série de painéis nos dois dias, a começar às 14h30 de sábado com "Tecnologias para vingar no Youtube", com Nuno Agonia, Bernardo Almeida e moderação de Vasco Marques, passando por conversas sobre o tema LGBT, também no sábado, às 18h00, com um painel composto por Kiko is hot, Zack Marshall, Peperan, Jonas Grancha e moderação de Tiago Braga.

À Lusa, Sara Bianchi, responsável pela Comunicação e Marketing do evento, lembrou que a o objectivo do festival sempre foi, mais do que permitir aos fãs o contacto com os produtores (como nos "meet & greet" a ocorrer nos dois dias na sala 2 do Hard Club), "permitir aos próprios Youtubers ficar a par das tendências, conhecerem-se uns aos outros e criar colaborações profissionais".

Sara Bianchi recordou que um Youtuber é "um criador de conteúdos", seja em que categoria for, da comédia aos videojogos, passando pela música e pela culinária, sendo o conteúdo produzido difundido pelo Youtube. Consoante o que criam, é — ou não — possível a expansão para outras plataformas, podendo também chegar a captar apoios de marcas e uma eventual fonte de rendimento estável.

Sara Bianchi admite que a organização do festival gostava de o internacionalizar, no sentido de o "fazer em Portugal com a comunidade europeia", convidando estrelas internacionais e "tentar fazer do VidYou não apenas uma referência em Portugal, mas também na Europa".

O festival "junta os melhores Youtubers e outros criadores de conteúdos com as suas comunidades e cria a possibilidade da comunidade Youtube em Portugal se encontrar, assistir a espetáculos, compartilhar ideias, conviver e participar em diversas atividades", de acordo com a página do evento.

Os bilhetes para o VidYou Festival têm quatro tipos de modalidades e vão dos oito aos 20 euros, este último valor dando acesso aos dois dias de painéis e incluindo os concertos, paródias musicais e 'stand-up' a realizarem-se no sábado à noite.

Sugerir correcção
Comentar