Um ursinho feito comando universal? É o Bearbot

Através de gestos, o Bearbot dá ordens a aparelhos domésticos e “gadgets”. Projecto de empresa luxemburguesa tem campanha de “crowdfunding” no Indiegogo até fim de Setembro

O Bearbot é um “comando universal emotivo” e responde a gestos específicos sem necessitar de toque. “Muito expressivo, o teu companheiro interage contigo mas também te pode surpreender com comportamentos espontâneos (espirrar, bocejar e mais)”, lê-se na apresentação do projecto. O produto pode ser emparelhado com outros aparelhos domésticos como televisores, aparelhagens, computadores, “smartphones”, estores, termóstatos e até sistemas de luz.

É compatível com iOS e Android e torna obsoletos os tradicionais comandos, utilizando protocolos de infra-vermelhos, Bluetooth, “zigbee” e rádio. Um sensor 3D permite o reconhecimento de gestos, que podem ser ensinados ao Bearbot numa só sessão de treino — e não só os movimentos das mãos. Caso o Bearbot esteja colocado mais perto do teu pé, também o podes usar, mas apenas se o gesto for realizado com precisão.

Desenvolvido pela empresa do luxemburguês Vivien Muller — que o P3 conheceu em 2012 aquando da apresentação do bonsai que permite o carregamento de “gadgets” —, o Bearbot está à procura de financiamento. Na plataforma de “crowdfunding” Indiegogo, o objectivo é angariar 199.000 euros até ao fim do mês de Setembro. Os pacotes mais baratos já estão esgotados e o Bearbot pode ser adquirido por 99 euros, com entrega prevista para Agosto de 2017.

Foto
Sugerir correcção
Comentar