Taxistas pedem apreensão dos carros da Uber

Pedido foi feito ao Governo. Manifestação continua agendada para Setembro.

Foto

Os representantes dos taxistas pediram nesta terça-feira ao Governo para que se apreendam os carros que prestam serviço para as novas plataformas de mobilidade, como a Uber, disse o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, em declarações citadas pela Lusa.

"Fomos dizer que é preciso parar com este tipo de viaturas que continuam a desenvolver uma actividade ilegal", afirmou o dirigente, no final de uma reunião que a FPT e a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) tiveram com representantes do Ministério da Administração Interna (MAI).

Os representantes das associações defenderam que "a legislação, hoje, permite que a polícia, além das coimas – que não resolvem o problema –, possam também apreender o objecto que está causar crime".

Afirmando que "ainda vai demorar" até estar concluída a legalização daquelas plataformas, Carlos Ramos frisou que "até lá tem de se parar com estas viaturas". "Não estamos contra a existência das plataformas e acho que devem ser regulamentadas. Não concordamos é com a desregulamentação que se pretende fazer ao nosso sector para facilitar o acesso das viaturas para trabalharem com estas plataformas", defendeu.

O presidente da FPT acrescentou que comunicaram ao MAI que mantêm a manifestação agendada para Setembro,  "se não houver uma resposta satisfatória para as partes".

A Uber e a Cabify são plataformas online que permitem pedir carros de transporte de passageiros, com uma aplicação para smartphones que liga quem se quer deslocar a condutores privados.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários