17 horas depois, um resgate milagre dos escombros

Bombeiros e cães das brigadas cinotécnicas continuam a busca por sobreviventes debaixo dos escombros deixados pelo sismo de magnitude 6,2 na escala de Ritcher que abalou Itália. Da aldeia de Pescara del Tronto, chega uma história com final feliz: uma menina de 8 anos, foi resgatada após 17 horas soterrada.

A agência italiana Ansa conta a história de Giorgia (que também se julgava chamar-se Giulia, porque a dada altura é esse o nome que os bombeiros chamam). A agência Ansa conta que Giorgia estava soterrada ao lado da irmã, de 10 anos, que não sobreviveu. "Espero que ela esqueça tudo isto", disse à Ansa Angelo Moroni, o bombeiro que a resgatou. Nas imagens são visíveis as pernas da criança, cobertas de pó, ao mesmo tempo que os bombeiros escavam cuidadosamente com as mãos até conseguir erguê-la dos destroços. Giorgia foi encaminhada para o hospital, aparentemente sem ferimentos graves. "Queria apenas beber água", contou Moroni. Os pais também foram resgatados com vida.

Pescara del Tronto foi - juntamente com as localidades de Amatrice, Arquata del Tronto e Accumoli - uma das zonas mais devastadas. O balanço global da última madrugada aponta para 247 mortos e 368 feridos.