Assad obriga EUA a defender curdos

Pela primeira vez, Damasco bombardeou milícias curdas e pôs em risco os conselheiros militares americanos no Norte da Síria. Aviões americanos foram ao encontro dos de Assad.

Foto
Milhares de pessoas fugiram de Hassakah por causa dos bombardeamentos Rodi Said/REUTERS

Numa cidade do Norte da Síria disputada entre os curdos e o regime sírio, os aviões dos Estados Unidos enfrentaram pela primeira vez a aviação de Bashar Al-Assad. O regime de Damasco está a bombardear desde quinta-feira posições curdas na cidade de Hassaka, ao redor da qual há base onde se encontram alguns dos de cerca de 300 militares norte-americanos, que aconselham as milícias YPG, as forças paramilitares curdas que têm sido as mais eficazes no terreno a conter o avanço do Estado Islâmico.

Foram enviados caças norte-americanos ao encontro de aviões sírios SU-24, que bateram em retirada. “Isto foi feito para proteger as forças da coligação” anti-jihadista, explicou o capitão Jeff Javis, porta-voz do Pentágono. Não há tropas americanas em Hassaka, mas há bases americanas a cerca de seis quilómetros para Norte da cidade. “Mostrámos claramente que os aviões americanos defenderiam as tropas no solo se fossem ameaçadas.”

Mas este sábado os aviões sírios regressaram, diz a AFP.

Alepo é Omran multiplicado por milhares

Os bombardeamentos da aviação síria contra alvos curdos são uma novidade nesta complexa guerra que se arrasta desde Março de 2011. Assad e o Estado Islâmico (EI) são um inimigo comum das Unidades de Defesa do Povo (YPG) curdas, pelo que o regime de Damasco tem mais ou menos fechado os olhos ao estabelecimento de uma entidade curda que se diz federal e se tornou virtualmente independente no Norte da Síria.

Esta entidade, Rojava, transformou-se também no maior aliado dos norte-americanos e coligação internacional na luta contra o terrorismo, que têm dado aos curdos treino militar e armas para que eles possam lutar contra o EI na sua terra.

Esse apoio, que alimenta as ambições curdas de construir um Estado verdadeiramente independente, em territórios retirados à Síria e Turquia, não é vista com bons olhos em Ancara – que sublinha as ligações das YPG ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como terrorista. A Turquia tem bombardeado sem cessar as posições curdas, temendo que a entidade independente curda criada na Síria se estenda para o seu Sudeste, de maioria curda, formando uma nova nação. Por isso, trata esta região com mão-de--ferro.

Por essa razão, embora a Turquia faça parte da NATO e considere Assad um inimigo, saudou os bombardeamentos da aviação do Presidente Assad sobre Hassaka: “É uma situação nova. Parece claro que o regime [sírio] compreendeu que a estrutura que os curdos tentam formar no Norte do país começou a tornar-se uma ameaça também para a Síria”, declarou o primeiro-ministro turco Binali Yildirim, citado pela AFP.

As causas próximas dos bombardeamentos da aviação de Damasco parecem ter a ver com uma ofensiva curda lançada para obter o controlo total da cidade de Hassaka, que antes da guerra tinha 300 mil habitantes, metade árabes e metade curdos, e ainda acolheu 114 mil deslocados. Hoje, dois terços dacidade estão na posse das YPG, e o centro é controlado pelas milícias leais a Assad. Mas nas últimas duas semanas tem havido grandes tensões na cidade, com violentos combates e acusações mútuas de detenções e raptos, diz o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização com informadores no terreno.

Milhares de pessoas fugiram na cidade, em resultado dos combates. Os curdos exigem a dissolução das Forças de Defesa Nacional (milícias pró-regime) nesta cidade. Por seu lado, o exército sírio acusou a polícia curda (Asayish) de estar na origem da violência, de ter criado “provocações, incluindo o bombardeamento de posições da milícia que levaram à morte de soldados e civis.

Estes bombardeamentos, disse uma fonte governamental local à AFP, “são uma mensagem para os curdos, para que deixem de fazer este tipo de reivindicações territoriais que afectam a soberania nacional”.

Até que ponto se abre uma nova frente de batalha, não é ainda certo. Mas este sábado ter-se-ão realizado conversações de paz preliminares, anunciou a rádio Sham FM, próxima do Governo de Damasco, diz a Reuters – num indício da relutância em criar uma nova frente nesta guerra, sobretudo quando o regime está a investir na tomada de Alepo.

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 41 comentários