Maria João Pires candidata aos Prémios Gramophone

A pianista portuguesa venceu o mesmo prémio há um ano, com a gravação dos concertos nº 3 e nº 4 para piano e orquestra de Beethoven, com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca.

Foto
A pianista Maria João Pires FERNANDO VELUDO

Com a sua gravação do 3.º Concerto para piano e orquestra de Beethoven, Maria João Pires está entre os candidatos aos prémios anuais Gramophone, cujos vencedores são conhecidos na segunda-feira, 22 de Agosto.

A pianista portuguesa compete na categoria Melhor Gravação de Concerto com o recital que realizou em 2012, no Festival Chopin, em Varsóvia, com a Orquestra do Século XVIII, sob a direcção do maestro holandês Frans Brüggen. O disco foi editado pela NIFC.

Esta é a primeira gravação da pianista num piano de época meticulosamente restaurado, um Érard de 1849, e com uma orquestra com instrumentos de época – a Orquestra do Século XVIII, fundada por Frans Brüggen, um dos precursores da corrente de interpretação historicamente informada, falecido em Agosto de 2014.

Maria João Pires, de 72 anos, foi distinguida no ano passado com o Prémio Gramophone na mesma categoria, pela gravação dos Concertos n.º 3 e n.º 4, para piano e orquestra de Beethoven, com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca, sob direcção do maestro britânico Daniel Harding.

Os principais prémios da indústria discográfica de música clássica são atribuídos anualmente pela revista britânica Gramophone, através da votação de membros da indústria e de um júri de críticos. Na apreciação que fizera anteriormente ao disco, assinada pelo crítico Richard Osborne, a Gramophone considerou a actuação de Maria João Pires "maravilhosa" e a gravação deste concerto de Beethoven "excepcional".

Ao todo, disputam-se 12 categorias: Instrumental Barroco, Vocal Barroco, Música de Câmara, Coral, Concerto, Música Contemporânea, Música Emergente, Instrumental, Ópera, Orquestra, Recital e Voz Solista.

Na mesma categoria de Maria João Pires, concorrem a violinista Janine Jansen, com a Orquestra de Santa Cecília, sob a direcção de Antonio Pappano, numa edição que reúne, pela primeira vez em disco, o Concerto n.º 1 para violino e orquestra, de Béla Bartók, e o Concerto para violino, de Johannes Brahms, e a violinista Vilde Frang, acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Rádio Frankfurt, sob a direcção de James Gaffigan, que gravou os Concertos para Violino, de Benjamin Britten e de Erich Korngold.

São ainda candidatos o violinista Christian Tetzlaff, que gravou o Concerto para Violino e Romance, de Dvorák, e Fantasia, de Josef Suk, com a Orquestra Sinfónica de Helsínquia, sob a direcção de John Storgards, o violetista Maxim Rysanov, com a Rapsódia-Concerto, e outras peças de Bohuslav Martinu, a Sinfónica da BBC e o maestro Jiri Belohlávek, e também o pianista Daniil Trifonov, que gravou Variações, de Rachamaninov, com a Filarmónica de Filadélfia, sob a batuta de Yannick Nezet-Séguin.

A entrega dos Prémios Gramophone está marcada para o dia 15 de Setembro, em Londres. Na mesma cerimónia serão conhecidos os Prémios Gramophone Carreira, Artista e Jovem Artista do Ano, Etiqueta Discográfica do Ano e Gravação do Ano.

Sugerir correcção
Comentar