Problema intestinal, desmaio e 7.º lugar para Yohann Diniz

Francês liderava a prova dos 50km, mas devido a uma indisposição terminou em dificuldades.

Fotogaleria
Damir Sagolj/Reuters
Fotogaleria
Jewel Samad/AFP
Fotogaleria
Jewel Samad/AFP

O francês Yohann Diniz perdeu esta sexta-feira a competição dos 50 km marcha devido a problemas intestinais, quando estava na liderança da competição. Numa prova de grande esforço físico, o recordista mundial chegou a desmaiar, mas recompôs-se e acabou por cortar a meta na sétima posição.

Diniz, de 38 anos, era apontado como o favorito à medalha de ouro e liderou grande parte da prova, tendo chegado a deter um avanço superior a um minuto e meio em relação ao segundo classificado.

Num percurso fisicamente exigente, com temperaturas superiores a 30 graus, o francês foi demonstrando algum desconforto, sendo que, à entrada para os últimos 15km, sentiu problemas gástricos, parando por momentos. Quando retomou a marcha, desmaiou por breves segundos.

Posteriormente, porém, reentrou na disputa da prova, tendo terminado em grande esforço no oitavo lugar, com uma marca de 3h46m43s, mas a desclassificação do japonês Hirooki Arai valeu-lhe a sétima posição.

A medalha de ouro foi ganha pelo eslovaco Majeh Tóth, em 3h40m58s, seguido do australiano Jared Tallent e do canadiano Evan Dunfee.

Depois de em Pequim 2008 se ter retirado ao fim de 30 km, e de ter sido desqualificado em Londres 2012, Yohann Diniz terminou pela primeira vez a competição em eventos olímpicos.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar