Custo de vida no Porto para um estagiário corresponde a uma média de 500 euros Paulo Pimenta
Foto
Custo de vida no Porto para um estagiário corresponde a uma média de 500 euros Paulo Pimenta

Porto é a cidade europeia mais barata para quem quer estagiar

Estudo da Uniplaces, sobre o custo de vida dos estagiários, aponta Paris, Londres e a região da Baviera como as mais caras da Europa

Somando custos de alojamento, alimentação e transporte na deslocação entre casa e trabalho, o custo de vida no Porto para um estagiário corresponde a uma média de 500 euros. O valor faz da cidade a mais barata para quem faz um estágio no conjunto de 24 urbes e regiões analisadas pela empresa InsternsGoPro, a pedido da Uniplaces, uma plataforma de alojamento online vocacionada para estudantes universitários, criada em Portugal, em 2012.

Já em Lisboa, o rendimento médio necessário é superior em 150 euros ao do Porto, igualando aquele que é exigido em algumas regiões alemãs — com a diferença de que na Alemanha o ordenado mínimo nacional ultrapassa os 1400 euros. Mas as cidades europeias onde a factura ao fim do mês é mais elevada em matéria de casa, transporte e comida são Paris, Londres e a região da Baviera, que tem Munique como capital.

No caso destas, as contas da InternsGoPro apontam para a necessidade de um rendimento médio de 1050 euros, no caso da capital francesa, de 1000 libras, no caso de Londres, e de 830 euros, no caso da Bavieira. Em Madrid, o rendimento médio necessário é de 700 euros.

Para chegar a estes valores, a InternsGoPro, que se propõe encorajar a implementação de melhores padrões de estágios na Europa, baseou-se essencialmente em três fontes: portais universitários, portais comparativos de custos de vida em diferentes cidades e informações governamentais. A empresa indica ainda que questionou estudantes nos diferentes países para verificar os valores.