Luciana Diniz vai saltar para o “sonho grande”

Luso-brasileira quer lutar pelo pódio na final dos saltos de obstáculos na sexta-feira. “É possível uma medalha”, diz vice-presidente da federação.

Foto
Luciana Diniz na prova desta quarta-feira, em que obteve a qualificação para a final REUTERS/Damir Sagolj

“Salta pelos teus sonhos”. O lema que se vê quando abrimos o site oficial de Luciana Diniz diz tudo sobre a forma como a cavaleira luso-brasileira Luciana Diniz vai encarar a final olímpica de saltos de obstáculos, na sexta-feira, depois de nesta quarta-feira ter cumprido o objectivo de estar na final desta prova equestre nos Jogos Olímpicos.

“Estou muito satisfeita, porque o objectivo era a qualificação para a final e agora estamos na final. Tenho o sonho grande e vamos lutar por ele”, afirmou Luciana Diniz, citada pela Lusa, assumindo outra vez o desejo de lutar por um lugar no pódio.

Luciana Diniz, de 45 anos, fechou a fase de qualificação totalizando 13 pontos de penalização. A luso-brasileira tinha acumulado oito pontos de penalização no primeiro dia, fez um percurso limpo no segundo e agora, nesta quarta-feira, foi penalizada com cinco pontos, quatro por um toque e um por tempo. A cavaleira foi uma das três 33.ªs classificadas, sendo quase das últimas a garantir um lugar na final, onde vão estar 35 cavaleiros, mas o resultado foi afectado por um primeiro dia desastrado.

A boa notícia é que para a final todos partem em igualdade, já que as penalizações da fase de qualificação são esquecidas. A final da prova de saltos de obstáculos está dividida em duas partes. Na ronda A, agendada para sexta-feira às 14h (hora de Lisboa), participam os 35 cavaleiros agora qualificados e os 20 melhores seguem para a ronda B da final, que decorrerá a partir das 17h30 de sexta-feira, e que define quem são os medalhados. O pódio será apurado somando os resultados das rondas A e B da final.

Foto
Luciana Diniz e "Fit For Fun" na prova desta quarta-feira PHILIPPE LOPEZ/AFP

Francisco Louro, vice-presidente da Federação Equestre Portuguesa, diz ao PÚBLICO que “é possível uma medalha no Rio de Janeiro”. “Ela está com uma vontade enorme e estar no Brasil é mais um factor motivacional”, conta o dirigente, sobre o facto de Luciana Diniz ter nascido no Brasil, para onde foi o avô português, nascido na aldeia de Pomares (Guarda). Vem daí a sua ligação a Portugal.

E foi precisamente esse avô que lhe passou o gosto pelos cavalos, conta Francisco Louro. “O avô só deixou de montar aos 82 anos. E a mãe foi dez anos seguidos campeã brasileira de ensino”, diz o dirigente da federação, recordando que Luciana se mudou para a Europa aos 18 anos, para se dedicar aos saltos de obstáculos de forma mais profissional.

Luciana Diniz, que agora vive na Alemanha, nasceu em São Paulo e já representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2004: não chegou à final da prova individual de saltos (foi 38.ª) e ajudou a equipa a ser nona na prova colectiva. Em 2012, já com as cores de Portugal, foi 17.ª classificada na prova individual de saltos. Agora, conta com a ajuda do público para conseguir algo mais.

“A minha família toda está aqui, primos, tios, filhos”, explicou ainda a cavaleira à Lusa, considerando "muito importante" o apoio que terá durante a prova no Centro Equestre do Rio de Janeiro.

Francisco Louro acrescenta que Luciana está “muito mais bem preparada do que há quatro anos”. Porquê? “Ela esteve quatro anos a treinar com esta égua. Em Londres, o cavalo lesionou-se e ela só se preparou com ele durante seis meses.”

A final de sexta-feira “não tem um favorito claro”, analisa Francisco Louro, enumerando os principais rivais de Luciana. “O campeão olímpico em título, o suíço Steve Guerdat, o norte-americano McLain Ward, os alemães Ludgere Beerbaum e Christian Ahlmann, e o canadiano Eric Lamze”, este o melhor classificado na qualificação.

O hipismo (ou equestre) é uma modalidade peculiar no panorama olímpico, não só porque homens e mulheres competem uns contra os outros, mas também porque há um binómio cavaleiro-cavalo em que tudo se decide.

“Fit For Fun” é uma égua com 12 anos, nascida na Alemanha. “Também chamada de Fitti, é a minha “pretty girl” (linda menina). Ela é simplesmente linda e mágica! 'Fit For Fun' tem esse nome por uma boa razão. Montá-la é puro prazer”, escreve Luciana Diniz no seu site oficial.

E como se está a dar esta égua no Rio de Janeiro? “Senti-a perfeita. Na verdade, acho que estava com tanta energia que a falta [penalização] foi por excesso de energia. Estamos prontas para a final. Estou muito feliz mesmo”, disse Luciana Diniz, citada pela Lusa.

A competição equestre tem grande tradição na história do olimpismo português. A seguir ao atletismo (dez) e à vela (quatro), o hipismo é a modalidade que deu mais pódios a Portugal em Jogos Olímpicos: três medalhas de bronze, todas nas provas por equipas (saltos em Paris 1924, saltos em Berlim 1936 e ensino em Londres 1948). Agora, Luciana volta a uma final e espera não ter o azar de há quatro anos, quando o pé saltou de um estribo. O sonho dela é dar uma medalha ao país do avô, 68 anos depois do último pódio olímpico do hipismo português.

Luciana Diniz no país onde nasceu para saltar pelo país do seu avô

Sugerir correcção
Comentar