Fogos não afectaram vindima da Madeira, mas colheita terá quebra de 10%

A lamentar há sobretudo os prejuízos nalgumas produções no concelho da Calheta, na zona oeste da ilha.

Foto
O governo madeirense aconselha os agricultores afectados a contactar a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ou as juntas de freguesia Miguel Manso

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas da Madeira afirmou esta terça-feira que, numa primeira avaliação, a vindima deste ano não foi muito afectada pelos incêndios que fustigaram a ilha da Madeira na semana passada, mas haverá uma quebra de 10%.

"Segundo os primeiros dados do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), a vindima de 2016 não terá sido muito afectada pelos incêndios que na passada semana consumiram vastas áreas em alguns concelhos da região", refere este departamento do executivo madeirense numa nota enviada à agência Lusa.

O gabinete do secretário regional, Humberto Vasconcelos, adianta que os técnicos do instituto têm estado em várias zonas afectadas pelo fogo a dar apoio aos viticultores, havendo "neste momento a lamentar apenas algumas produções no concelho da Calheta [zona oeste da ilha], que estão com alguns prejuízos".

A SRAP refere que se perspectiva uma "quebra de produção na ordem dos 10%, resultante apenas das condições meteorológicas", não directamente relacionadas com os incêndios. Em 2015, foram produzidas 4680 toneladas de uvas na região.

No ano passado a comercialização do Vinho Madeira situou-se nos mais de 3,3 milhões de litros, representando os países da União Europeia uma quota de mercado de 80,9%. Esta é o principal destino deste vinho, com especial destaque para a França, Reino Unido, Alemanha e Bélgica, além de Portugal continental.

O governo madeirense aconselha os agricultores que tenham sido afectados pelos incêndios a contactar a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ou as juntas de freguesia.

No próximo dia 29 começa mais uma edição da Festa do Vinho da Madeira, que este ano se prolonga até 12 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar