Sábado amargo para os portugueses

Portugueses da vela, golfe e badminton não tiveram um bom dia.

Foto
Gustavo Lima durante a competição Foto: Benoit Tessier/Reuters

Com excepção do apuramento de Patrícia Mamona e Susana Costa para a final do triplo-salto, este sábado não foi positivo para os atletas portugueses. 

Para além da eliminação de Diogo Abreu, nos trampolins, na vela, Jorge Lima e José Costa desceram do quarto para o 11.º lugar da classificação geral.

Depois do quarto lugar de sábado, a dupla de velejadores portugueses não teve um bom dia. Apesar do sexto lugar na quarta regata, os 19.º, 17.º e 13.º lugares nas regatas três, cinco e seis fizeram os velejadores descer sete posições na classificação. Jorge Lima e José Costa voltam à Marina da Glória na segunda-feira.

Nas duas últimas regatas da categoria laser, Gustavo Lima fez 38.º e 33.º - terminando na 22.ª posição - e falhou o acesso à regata das medalhas. Com esta classificação, o velejador português iguala a posição conseguida em Londes 2012.

Quem também não estará na “medal race” é Sara Carmo. Apesar de ter conseguido um nono lugar na última regata (a sua melhor regata no Rio 2016), a velejadora portuguesa terminou no 27.º lugar da categoria laser radial, ficando longe dos dez primeiros. Ainda assim, a velejadora de 29 anos melhorou o 28.º lugar conseguido em Londres 2012.

Eliminação no Ténis de Mesa

O trio português – composto por Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro – não conseguiu apurar a equipa nacional para os quartos-de-final da competição de equipas de Ténis de Mesa. A equipa portuguesa perdeu com a Áustria por 1-3.

A caminhada portuguesa não começou bem, com Tiago Apolónia a perder por 2-3 frente ao austríaco Robert Gardos. 

No segundo jogo, Marcos Freitas (11.º do ranking mundial) bateu Stefan Fegerl por 3-2, empatando a eliminatória. Marcos saiu na frente da partida, com vitórias nos dois primeiros sets, mas deixou que o austríaco empatasse o jogo. No quinto e decisivo set, Marcos Freitas “cilindrou” o seu adversário e venceu por 11-2. 

No jogo de pares, a equipa portuguesa escolheu João Monteiro (era obrigado a jogar, por não ter participado nos dois primeiros jogos) e Tiago Apolónia, que perderam por 2-3. A dupla portuguesa começou bem o jogo, com uma vitória no primeiro set, impulsionada pela conquista de sete dos oito primeiros pontos do jogo. Depois de perder a segunda partida, os portugueses apareceram muito fortes, num terceiro set emotivo, equilibrado, com pontos bastante longos e com constantes alternâncias na liderança do marcador, mas os austríacos venceram por 11-9. O quarto set começou com 3-0 para a dupla portuguesa, que venceu esta partida por 11-6. Na última e decisiva partida, os austríacos decidiram o jogo, com um 12-10.

No quarto jogo, João Monteiro defrontou Stefan Fegerl, num duelo entre dois jogadores que foram, juntos, campeões europeus de pares. A partida foi equilibrada, mas o austríaco venceu por 3-1, terminando o sonho da equipa portuguesa em chegar às medalhas.

Pedro Martins começou bem, mas acabou mal

No badminton, a estreia de Pedro Martins não correu bem. O jogador português até venceu o primeiro set (21-14), frente ao canadiano Giuffre Martin, mas, depois de uma segunda partida equilibrada (22-24), o português vacilou perante o canadiano, que venceu o derradeiro set com relativa facilidade (6-21), em apenas 14 minutos.

Neste domingo, Pedro Martins volta a jogar, desta feita frente a Ka Long Angus Ng, de Hong Kong.

Mau dia dos golfistas

Dando continuidade ao mau dia dos portugueses, no golfe, Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima não tiveram um dia positivo (foram dos piores golfistas do dia) e estão ambos no fundo da tabela. O primeiro terminou o dia com cinco pancadas acima do par e ocupa agora o grupo dos 44.ºs classificados, com 217 pancadas. Filipe Lima, depois de terminar este terceiro dia de golfe olímpico com 77 pancadas (seis acima do par), está empatado com o outro português e estão ambos com mais 16 pancadas do que o primeiro classificado, o britânico Justin Rose. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar