Outros destaques da noite olímpica: Ouro de Nadal. Portuguesas discretas

Se não ficou acordado para a jornada nocturna dos Jogos Olímpicos, tem aqui o essencial do que se passou.

Foto
Nadal e Lopez festejam o ouro no torneio de ténis em pares Reuters

Phelps ficou-se pela prata

Na última das provas individuais que nadou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Michael Phelps teve de contentar-se com a medalha de prata. E não só: teve de dividi-la com outros dois nadadores que igualaram o seu tempo nos 100m mariposa. Phelps foi segundo classificado, atrás de Joseph Schooling, que deu a Singapura o seu primeiro título olímpico. Tiago Pimentel conta-nos como foi a jornada da natação e Marco Vaza foi ouvir Phelps dizer que não estará nos Jogos de Tóquio em 2020.

Recorde de Ledecky e uma quebra da Dama de Ferro

Da noite vem também mais uma medalha de ouro para a melhor nadadora mundial da actualidade. Katie Ledecky renovou o título olímpico nos 800m livres com um desempenho avassalador que lhe valeu um novo recorde mundial. Já a húngara Katinka Hosszú não conseguiu o ouro nos 200m costas, ficando-se pela prata, atrás da norte-americana Maya Dirado. Tiago Pimentel conta ainda que Anthony Ervin, aos 35 anos, se tornou o nadador mais velho a conquistar o ouro numa prova individual: venceu os 50m livres e repetiu o título 16 anos depois.

Surpresa no peso

O primeiro dia do atletismo encerrou com a final do lançamento do peso. A neozelandesa Valerie Adams poderia chegar a um inédito terceiro título olímpico consecutivo no peso, mas foi batida ao cair do pano pela norte-americana Michelle Carter, como conta aqui Luís Lopes.

Portuguesas eliminadas no atletismo

A jornada nocturna do atletismo teve a presença de duas atletas portugueses nas eliminatórias. Lorène Bazolo, a nova recordista nacional de origem congolesa e naturalizada este ano, correu o primeiro quarto-de-final nos 100m e foi eliminada. O mesmo aconteceu a Marta Pen Freitas nos 1500m. Luís Lopes dá mais detalhes

Nova derrota de Telma Santos no badminton

A portuguesa Telma Santos sofreu uma nova derrota no torneio de badminton, ao perder com a norte-americana Iris Wang na segunda ronda da fase de grupos. A portuguesa até venceu o primeiro set (21-18), mas cedeu os seguintes (21-10 e 21-12). No domingo, Telma Santos, que em Londres foi a primeira portuguesa a vencer um encontro em Jogos Olímpicos, jogará com a belga Tan Lianne.

Teddy Riner, como não podia deixar de ser

O francês Teddy Riner é uma das grandes figuras do judo e renovou o seu título olímpico na categoria +100kg. “Como não podia ser”, lê-se na reportagem de Tiago Pimentel. 

Ténis: Nadal e Lopez ouro em pares

Foi a terceira medalha de ouro (e quinta no total) de Espanha no Rio 2016. A dupla de ténis formada por Rafael Nadal e Marc Lopez sagrou-se campeã olímpica de pares, após bater os romenos Florin Mergea e Horia Tecau. Os espanhóis venceram por 6-2, 3-6 e 6-4. O bronze foi para a dupla norte-americana Steve Johnson/Jack Sock.

EUA fora do futebol feminino

Foi uma das surpresas do dia. A selecção feminina de futebol dos Estados Unidos perdeu com a Suécia nos quartos-de-final, no desempate por penáltis (4-3), depois do 1-1 após prolongamento. É o pior resultado olímpica dos EUA no futebol feminino, já que só tinham perdido a final de 2000, sagrando-se campeãs em 1996, 2004, 2008 e 2012. Hope Solo, a guarda-redes norte-americana, não gostou e disse que os EUA perderam com “um bando de cobardes”: “A melhor equipa não ganhou hoje.”

Recorde e ouro para Bradley Wiggins

A Grã-Bretanha bateu por duas vezes o recorde do mundo na perseguição em ciclismo de pista. Primeiro, Bradley Wiggins, Ed Clancy, Seven Burke e Owain Doull percorreram os 4 km em 3m50,570s e na final melhoraram a marca para 3m50,265s. A Austrália ficou com a prata.

E ainda

João Rodrigues falha a regata das medalhas por dois pontos

Sara Moreira: “Não é uma semana condicionada que me fará correr de forma diferente” 

Ana Rente falha final do trampolim

Etíope Almaz Ayana pulveriza máximo de 23 anos nos 10.000m
 

Guia útil

Veja aqui o calendário completo

Saiba os resultados de todas as provas

Medalheiro: Quem vai à frente?

Sugerir correcção
Comentar