Colares ao espelho

O livro de António Mateus Cruz é para se ter sempre à mão, para mostrar a quem nos visita e lembrarmo-nos da sorte que temos em cá morar.

Já me cruzei com António Mateus Cruz enquanto ele vai fotografando, concentrado e teimoso, sempre sem medo, os mares, as pessoas e as terras de Colares.

Estava na mercearia e vi um livro grande, grosso e bonito. Na capa estava uma espantosa fotografia aérea que vai das Azenhas do Mar até ao Cabo da Roca, vendo-se todas as praias, com a serra de Sintra a encher tudo de verdes.

Era um livro dele, chamado Um pouco de Sintra. Custou 28 euros mas vale a pena: está cheio de fotografias e de apontamentos fascinantes. A ambição foi épica mas foi conseguida: é um levantamento fotográfico de Colares e do Cabo da Roca. É livro para se ter sempre à mão, para mostrar a quem nos visita e lembrarmo-nos da sorte que temos em cá morar.

Tradicionalmente Colares é visto a partir de Sintra que, por sua vez, é vista de Lisboa ou de Cascais. Aqui a vista é de cá, da Praia das Maçãs para fora. O fotógrafo conhece todos os cantinhos e todas as ondas – e toda a gente o conhece. Os prefácios, deliciosos, de Vítor Serpa e de Eduardo Marçal Grilo, contam segredos e memórias de quem se apaixonou por estes lugares.

O livro está cheio de intimidades, de paisagens infotografáveis que António Mateus Cruz conseguiu apanhar, por ser paciente, incansável e viver cá. É uma declaração de amor à família, aos amigos, às figuras, às tradições e às surpresas constantes que aqui se vivem, sentem e vêem. Obrigado e parabéns ao autor! Tem 29 anos e já pagou o que deve à terra que o viu nascer.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários