Paredes de Coura sobe à vila para receber festivaleiros mais cedo

Antes do arranque oficial do festival, o Paredes de Coura dá as boas-vindas ao público entre 13 e 16 de Agosto, com nomes como The Bellrays, Pega Monstro e Quelle Dead Gazelle.

Foto
As Pega Monstro actuam este sábado na iniciativa Sobe à Vila Rui Gaudêncio

A 24.ª edição do Vodafone Paredes de Coura acontece entre 17 e 20 de Agosto, mas o aquecimento dos festivaleiros é feito já a partir deste sábado e até terça-feira, com a iniciativa Sobe à Vila, que contará com a actuação de mais de uma dezena de bandas e DJ. O pré-festival reforça a estreita ligação entre a música e a paisagem idílica que a acolhe, naquele que é para muitos o melhor festival nacional com campismo.

Os norte-americanos The Bellrays regressam à vila para abrir o pré-festival, este sábado, com a mistura de blues, punk, rock e R&B que os caracteriza. A par da banda californiana, sobem a palco neste dia as irmãs Maria e Júlia, mais conhecidas como Pega Monstro, que terão a possibilidade de tocar ao vivo a canção Paredes de Coura na vila do mesmo nome. Também DJ Lynce apresenta os seus sets que viajam dos anos 50 ao presente entre géneros musicais como tecno, house, funk e soul.

Já no domingo, os Paraguaii apresentam o álbum Scope, lançado este ano. Seguem-se, vindos de Oeiras, os Galgo, e o set de Joaquim Quadros, locutor da rádio Vodafone.fm.

No dia 15, o vocalista dos Glockenwise Nuno Rodrigues actua com o seu projecto Duquesa, de 2014, que se inspira na música pop clássica e explora a sensibilidade e a folia juvenil a partir das suas raízes barcelenses. A ele juntam-se os britânicos Time for T com uma sonoridade que se situa entre o folk e o reggae e ainda o set da dupla Bitch Boys, que promete fundir música, dança, performance e vídeo.

Terça-feira é o último dia do aquecimento do Paredes de Coura e começa com o jogo de ritmos africanos e pós-rock dos Quelle Dead Gazelle, que apresentam o primeiro álbum, Maus Lençóis. Também haverá pós-rock de Guimarães, com a banda Imploding Stars e o disco A Mountain and a Tree. Ainda neste dia actua o DJ A Boy Named Sue, conhecido de vários clubes da noite portuguesa.

O Vodafone Paredes de Coura arranca oficialmente a 17 de Agosto, na praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura, por onde passarão conhecidos artistas nacionais e internacionais como Orelha Negra, Unknown Mortal Orchestra, LCD Soundsystem, Cage The Elephant, The Vaccines e Chvrches, entre outros.