Condutor de carrinha com pneu rebentado julgado em processo sumário

O fogo foi causado por uma jante estar a roçar no asfalto, provocando cerca de 30 focos de incêndio. Automobilista seguia alcoolizado.

O automobilista detido pela GNR por crime de incêndio, em Ponte de Sor e Alter do Chão, Portalegre, vai ser julgado, em processo sumário, no dia 18 deste mês, revelou nesta quarta-feira à agência Lusa fonte judicial.

De acordo com a mesma fonte, o arguido, de 60 anos, detido na terça-feira quando conduzia alcoolizado uma carrinha, com uma jante a roçar no asfalto, provocando cerca de 30 focos de incêndio, vai ser julgado no Tribunal de Ponte de Sor, concelho onde terá começado a prática do crime.

A GNR tem indícios de que o fogo de grandes dimensões que na terça-feira deflagrou em Ponte de Sor e se propagou para o concelho vizinho de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, teve origem no reacendimento de um dos focos de incêndio, disse à Lusa fonte da Guarda.

Depois de detido, o homem foi presente à procuradora de turno, em Portalegre, requereu prazo para defesa e o julgamento sumário foi adiado para o dia 18 deste mês na Instância Local de Ponte de Sor. O homem ficou sujeito a termo de identidade e residência (TIR).

A fonte da GNR explicou à Lusa que em causa está uma carrinha de caixa aberta, conduzida pelo homem, alcoolizado, que circulava na manhã de terça-feira, numa estrada entre Ponte de Sor e Alter do Chão, com o pneu dianteiro direito rebentado e com a jante, quase derretida, em contacto com o asfalto.

Projectadas para a berma da estrada, as faíscas provocadas pela jante a roçar no asfalto, ao longo de cerca de 20 quilómetros, originaram perto de 30 pequenos focos de incêndio, alguns dos quais obrigaram à intervenção dos bombeiros, relatou a mesma fonte.

A GNR suspeita que o reacendimento de um dos focos de incêndio estará na origem do fogo que deflagrou depois, cerca das 15h de terça-feira, em Ponte de Sor, e que só foi dominado quase cinco horas depois.

Segundo a mesma fonte, a carrinha foi interceptada pela Guarda, alertada por outros condutores para a situação, quando circulava na Estrada Nacional (EN) 119, no sentido Ponte de Sor-Alter do Chão, entre Vale de Açor e o cruzamento para Chança, zona onde deflagrou o incêndio de grandes dimensões.

Fiscalizado pela GNR, o condutor, que reside na zona da Grande Lisboa e se deslocou ao Alentejo em lazer, foi submetido ao teste de alcoolemia, acusando uma taxa de álcool no sangue de 2,3 gramas por litro, enquadrada legalmente como crime.

Durante as operações de combate às chamas, um bombeiro recebeu assistência devido a intoxicação, por inalação de fumo, e foram cortadas temporariamente as estradas nacionais 119 e 537, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

O combate ao fogo, que deflagrou na zona de Vale de Açor, concelho de Ponte de Sor, na zona limítrofe com o município vizinho de Alter do Chão, mobilizou um total de 155 operacionais, com o apoio de 52 viaturas e um helicóptero.

Segundo os bombeiros, o incêndio, que chegou a ter duas frentes activas, destruiu uma área agro-florestal, com olival, pasto, vinhas e montado, ainda por calcular.

Durante o dia de hoje, cerca de 60 bombeiros, com o apoio de 14 viaturas, continuaram no local para combater pequenas reactivações, referiu a fonte.

Sugerir correcção
Comentar