Pode um "drone" acabar com as minas terrestres em dez anos?

Dois irmãos afegãos acredita que sim e, por isso, criou o Mine Kafon Drone. Tecnologia permite detonar as minas terrestres em segurança e procura financiamento no Kickstarter

Tem um detector de metais e um braço robótico e foi criado para sobrevoar zonas perigosas e detonar as minas terrestres, em segurança. O Mine Kafon Drone, desenvolvido por dois irmãos afegãos, tem uma missão ambiciosa: “resolver o problema das minas terrestres em dez anos”.

Mas este é um problema complexo. Em todo o mundo, estima-se que existam 100 milhões de minas terrestres e diariamente dez civis inocentes são mortos ou feridos por explosões. A Bósnia, o Afeganistão, o Cambodja, Angola ou Colômbia estão no topo da lista dos países (cerca de 60) onde é possível encontrar minas.

“Com as tecnologias actuais, limpar ou até detectar todas as minas terrestres em todo o mundo levaria mais de 1100 anos”, lê-se na apresentação do projecto no Kickstarter. “Os processos existentes são lentos, perigosos e caros, além de completamente inaceitáveis se queremos resolver esta questão no nosso tempo de vida.”

Massoud e Mahmud Hassani cresceram nos arredores de Cabul, no Afeganistão, e viveram bem de perto os horrores das minas terrestres. Foram essas experiências traumáticas que os levaram a desenvolver uma solução que, defendem, é mais segura, mais rápida e mais barata do que as existentes.

Esta inovação robótica, em desenvolvimento há já vários anos, funciona a partir de três eixos: mapeamento, detecção e detonação. O Mine Kafon Drone sobrevoa zonas perigosas, cria um mapa 3D e detecta as minas através de um detector de metais e de coordenadas GPS. Com o braço robótico, coloca detonadores em cima das minas terrestres e fá-las explodir, a partir de uma distância segura e só depois de a área ter sido evacuada. A combinação das três metodologias, dizem, resulta numa desminagem até 20 vezes mais rápida e 200 vezes mais barata.

Após uma primeira campanha de “crowdfunding” bem sucedida em 2013, os irmãos Hassani estabeleceram-se na Holanda, onde criaram a Fundação Mine Kafon. Nos últimos três anos têm-se dedicado a desenvolver novas abordagens sobre como lutar contra as minas terrestres. Com a campanha que está a decorrer até ao final do mês de Agosto já angariaram mais de 100.000 euros.

Sugerir correcção
Comentar