A não perder: Velejadores portugueses e Telma Monteiro entram em acção

Nesta segunda-feira, estreiam-se os velejadores, os judocas procuram "vingar" os compatriotas eliminados e, na natação, Kaminkaya tentará melhorar o desempenho da primeira prova.

Fotogaleria
As provas de vela já estão a decorrer no Rio de Janeiro Reuters
Fotogaleria
,,,e judo são os pratos fortes da participação olímpica portuguesa nesta segunda-feira JACK GUEZ/AFP

Nesta segunda-feira, João Rodrigues – o porta-estandarte português na cerimónia de abertura – e Gustavo Lima começam o seu percurso olímpico, nas provas de vela. Na Marina da Glória, João Rodrigues entrará nas eliminatórias da categoria RS:X masculino, naquela que é a sua sétima participação em Jogos Olímpicos (não falha as Olimpíadas desde Barcelona 92). Gustavo Lima participa nas eliminatórias do Laser, enquanto Sara Carmo faz o mesmo, mas no Laser Radial. Gustavo Lima e João Rodrigues devem iniciar a sua prova às 17h05 de Portugal continental, com Sara Carmo a entrar em acção dez minutos mais tarde.

No judo, depois das eliminações de Joana Ramos e Sergiu Oleinic (ambos com uma boa primeira ronda), é a vez de Telma Monteiro e Nuno Saraiva entrarem em acção. Nuno Saraiva fá-lo-á por volta das 14h56, nos 16 avos-de-final da categoria -73kg, frente ao Húngaro Miklós Ungvári, medalhado de prata, em Londres 2012, na categoria -66kg. Já Telma Monteiro – que não tem sido feliz nas suas participações olímpicas, apesar de já ter sido quatro vezes campeã mundial – entra em acção por volta das 15h38, defrontando a vencedora do combate entre a neozelandesa Darcina Manuel e a russa Irina Zabludina.

Caso a lógica dos rankings impere, no seu segundo combate (quartos-de-final) Telma poderá defrontar a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial de -57kg.

Na natação, Viktoria Kaminskaya regressa à piscina do Estádio Aquático Olímpico, para participar nas eliminatórias e, quem sabe, na meia-final, dos 200 metros estilos. Depois de não ter tido uma estreia auspiciosa nos 400 metros da mesma especialidade, Kaminskaya, a nadar na pista um da primeira série (17h56), procurará o apuramento para as meias-finais, mas terá a concorrência, por exemplo, de Katinka Hosszú, que já pulverizou um recorde do mundo nestes Jogos.

Noutras modalidades, destaque para o regresso das duas “Team USA” (masculina e feminina) - as duas principais candidatas ao ouro no torneio de basquetebol. Diana Taurasi ou Elena Delle Donne, frente à Espanha, na Arena da Juventude, e Kevin Durant ou DeMarcus Cousins, frente à Venezuela, na Arena Carioca, são alguns dos nomes da NBA que prometem animar a jornada olímpica, no Rio de Janeiro.

Veja aqui o calendário completo

Saiba os resultados de todas as provas

Medalheiro: Quem vai à frente?

Sugerir correcção
Comentar