"Amamento de cara fechada, que é para as pessoas nem se meterem comigo"

Encontro Nacional de Amamentação decorreu este domingo em 18 cidades do país, apesar do calor.

Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Encontro Nacional de Amamentação no Parque da Cidade, no Porto Nelson Garrido
Fotogaleria
Encontro Nacional de Amamentação no Parque da Cidade, no Porto Nelson Garrido

O termómetro, no Porto, marcava 37 graus este domingo à tarde. A paisagem até parecia tremer. Romana Naruna nem tinha vontade de sair de casa, mas não podia deixar de o fazer. “Era bem feio”, disse ela. O Encontro Nacional de Amamentação estava marcado para as 17h30 em 18 cidades e ela respondia pelo Porto.

Chegou meia hora mais cedo, com o marido, José Silva, e as filhas – Ava, de três meses, e Malu, com quase três anos. Escolheu um lugar à sombra, um pouco elevado, perto da entrada do Parque da Cidade. Estendeu uma manta na relva e colou dois cartazes num pinheiro manso. “Parece que escolhemos o dia mais quente do ano”, comentou a jornalista, de 27 anos, com o companheiro. “Quer ver que ninguém vai aparecer!”

Ali, perto do Atlântico, soprava uma brisa suave. Rosa Santos e José Oliveira já lá estavam com a filha, Rita, de 14 meses. E, em menos de meia hora, começaram a aparecer outras mulheres e crianças para dar forma à iniciativa, que se repete pelo quarto ano consecutivo na Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Quando Romana se mudou do Brasil para Portugal, em 2012, notou que a amamentação, a existir, se fazia com recato. Depois, descobriu no Facebook o “Amamentação com desmame natural”, um grupo fechado, que pretende “ser um espaço de informação, orientação e incentivo à amamentação”. E foi desse grupo que partiu este encontro.

O  encontro, que se multiplicava por 18, serve para trocar experiências, mas também para quem amamenta tentar “criar empatia” com quem está numa fase diferente da vida. Procura afirmar que amamentar é natural, que há desmame natural, e combater o “preconceito” que afecta quem opta pela “amamentação prolongada”.

“Não há muitos casos conhecidos de aleitamento prolongado; a partir do meio ano de vida, é raro haver quem amamente”, afirmou Rosa, perna estendida na manta esticada debaixo do mesmo pinheiro. É enfermeira e bem vê o espanto estampado sempre que alguém, no centro de saúde onde trabalha, sabe que ainda amamenta.

Não lhe parece que a entrada das mulheres no mercado de trabalho justifique tanto recurso a leite artificial, biberons, chuchas. “Muitas pessoas nem sabem muito bem como funciona a amamentação. Acham que o leite não chega, que é preciso dar um suplemento”, disse. Com a quebra abrupta da natalidade, o recuo da família como retaguarda, o recurso a infantários, há muito quem chegue à parentalidade sem nunca ter lidado com um bebé.

Romana sente-se observada sempre que amamenta em público. “As pessoas não são desagradáveis. É aquela censura travestida de preocupação”, considera. Numa ocasião, numa feira medieval, sentou-se à entrada do fraldário e começou a dar de mamar. Um funcionário perguntou-lhe se não preferia fazer aquilo lá dentro, numa sala. “Eu neguei umas cinco vezes. Ele insistiu. Acabei por ir. Comecei a chorar.”

Sabe que muitos olhares nem são de reprovação, que alguns expressam um certo encantamento ou mesmo alguma cumplicidade, mas já não se quer arriscar. “Eu amamento de cara fechada, que é para as pessoas nem se meterem comigo”, explicou. “Faço cara feia mesmo.”

Está decidida a amamentar enquanto aguentar e Ava quiser. Malu contava quase dois anos quando deixou de mamar. Romana tinha acabado de ficar grávida de Ava. “Foi natural. Ela não pedia, eu não oferecia. Eu estava cansada. A mãe é a outra parte da equação.” Por mais, que a Organização Mundial de Saúde diga que o leite materno é a melhor alimentação que um bebé pode ter, “se a mãe está cansada, é preciso levar isso em conta”.

Sugerir correcção
Comentar