Um elevador para a Ponte até ao Verão de 2017

O projecto para dotar a estrutura de um centro interpretativo e de um elevador panorâmico vai ser apresentado na terça-feira e deve inaugurar até Agosto próximo.

Foto
O projecto é apresentado terça-feira

O elevador da Ponte 25 de Abril quer fazer a sua primeira viagem durante o cinquentenário da estrutura – subir até ao nível do tabuleiro e dar a ver aos visitantes do centro interpretativo uma vista singular sobre o Tejo, a cidade e, claro, a própria ponte. O PÚBLICO sabe que o plano é que até 6 de Agosto de 2017, quando terminam as comemorações do meio século da primeira travessia entre Lisboa e a margem sul to Tejo, a obra esteja concluída. 

O PÚBLICO noticiou há um ano o projecto da Infra-estruturas de Portugal para criar a possibilidade de visitar a ponte de uma nova forma, fazendo acompanhar o espaço de vocação museológica de um elevador que cedo se tornou o traço mais destacado do projecto, cujo nome é Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7. Na terça-feira será assinado o protocolo que unirá a Infra-estruturas de Portugal à Associação de Turismo de Lisboa, à Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e à Câmara Municipal de Lisboa nesta novidade nas atracções turísticas da cidade.

A ponte de ferro e aço ganhará não só um centro interpretativo e um elevador, mas também uma varanda panorâmica. Estes vão erguer-se dentro e na face exterior, respectivamente, do pilar sete na margem norte do Tejo – ou seja na zona ribeirinha de Lisboa, junto à Avenida da Índia no terreno em torno dos pilares que se encontram implantados na zona de Alcântara.

O projecto, que implantará um elevador externo na face ocidental da foi aprovado a 15 de Janeiro do ano passado pela Direcção-Geral do Património Cultural, que passados dois meses abria o processo de classificação da Ponte 25 de Abril visando a sua monumentalização.