Acid Mothers Temple e o trio de Evan Parker no próximo Out.Fest

O festival de música exploratória do Barreiro anunciou os seus primeiros nomes para a edição de 2016. Sonic Boom, Lê Quan Ninh, Foodman, Tropa Macaca e Ondness são as outras presenças confirmadas

Foto
Acid Mothers Temple: instituição do rock psicadélico japonês

O Verão ainda cai quente sobre nós, mas podemos começar a antecipar o outro tipo de calor que trará o Outono. O calor da descoberta, do reencontro com a marca da imprevisibilidade, o calor da celebração do gesto criativo sem amarras. O calor do Out.Fest – Festival de Música Exploratória do Barreiro, que contará a sua 13ª edição entre 6 e 9 de Outubro. Os primeiros nomes foram agora anunciados, e prometem: o trio de Evan Parker, os Acid Mothers Temple, e Pete Kember, ou seja Sonic Boom.

O Out.Fest é um festival que se dedica a pôr o foco sobre música que se distinga pelo seu aventureirismo e carácter visionário, independentemente de géneros e classificações. Tal está desde logo patente nos primeiros anúncios para o cartaz da nova edição. O saxofonista britânico Evan Parker, ponta de lança do free-jazz europeu, traz o seu trio a Portugal pela primeira vez em 15 anos (Barry Guy e Paul Lytton são os dois comparsas). Como ele, também estará no Barreiro essa verdadeira instituição do rock psicadélico japonês, os Acid Mothers Temple de Makoto Kawabata, e Pete Kember, actualmente a viver em Portugal, que se apresentará sob a identidade de um dos seus veículos criativos, o Experimental Audio Research.

Entre os primeiros nomes avançados encontram-se o percussionista francês Lê Quan Ninh, agente activo no seio da música improvisada – que desenvolverá, como o fará Pete Kember, um workshop no festival -, e o japonês Foodman, música na cena electrónica mais exigente do seu país e que passará pelo Out.Fest no âmbito da sua primeira digressão europeia. Juntam-se-lhes o duo Tropa Macaca, que editou recentemente pela inglesa The Trilogy Tapes o seu novo álbum, Vida, e Ondness, pseudónimo de Bruno Silva, músico dedicado a explorar as potencialidades da ambient music.

Os passes gerais são postos à venda dia 5 de Agosto. Até 9 de Setembro terão o preço especial de 20 euros.

Sugerir correcção
Comentar