Airbnb já tem o seu próprio estúdio de design e arquitectura

Empresa norte-americana quer explorar oportunidades no design de produto e na arquitectura e abriu o Samara. Uma casa de madeira no Japão é o primeiro projecto do novo estúdio

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Os escritórios do Airbnb — plataforma de arrendamento online que explodiu nos últimos dois anos — têm uma nova valência. A empresa acaba de abrir o próprio estúdio de design e inovação, voltado para experiências de arquitectura, engenharia, “software” e novos modelos económicos. A base do Samara, lê-se no site, é “explorar novas atitudes de partilha e confiança”, valores que estiveram na criação do Airbnb.

Segundo o co-fundador da empresa de arrendamento online, Joe Gebbia, o propósito do Samara é “gerar novas ideias e criar produtos que sirvam a comunidade Airbnb”.

O primeiro projecto assinado pelo Samara é uma colaboração com Go Hasegawa, arquitecto de Tóquio presente na exposição “House Vision”. A casa de madeira (“Yoshino Cedar House”) que resultou da parceria integrou a mostra, em Tóquio, e vai ser permanentemente instalada na cidade rural de Yoshino.

Foto
O logótipo do Samara

No futuro, qualquer pessoa poderá arrendar a “Yoshino Cedar House” através do Airbnb e a mesma será gerida pela comunidade local. “Os lucros vão ser usados para fortalecer o legado e o futuro da cidade, que tem passado dificuldades com a migração dos mais jovens”, lê-se no site “It’s Nice That”.

O primeiro andar da casa é um “open space” convidativo para fortalecer as relações entre os anfitriões e os hóspedes e o segundo tem as comodidades necessárias para passar algumas noites. A madeira é o material dominante do espaço e a escadaria suspensa um dos pormenores mais interessantes.

Sugerir correcção
Comentar