Feira de S. Mateus: revivalismo, tradição e novidades

Há o revivalismo, o recuperar de velhas tradições, mas também novidades que conferem um carácter contemporâneo à Feira de S. Mateus. O espectáculo de rua com um “pequeno grande” Viriato de cortiça e a actuação de Moullinex dão início aos 37 dias de animação em Viseu.

Foto
Mariza é uma das artistas que irão passar nos palcos da feira Reuters

Os pórticos iluminados da Feira de S.Mateus, que arranca nesta sexta-feira em Viseu, são inspirados na arquitectura de portas dos anos 40, 50 e 60 do século passado e na história do município. Desenhos e luzes feitos com 274 mil lâmpadas e que invocam o passado deste certame – feira franca - que é um dos mais antigos do género da Península Ibérica,  mas que lhe conferem um toque contemporâneo. Uma aposta da organização no “revivalismo” e que, ao mesmo tempo, homenageia os 100 anos dos Paços do Concelho ao inscrever nas suas três principais entradas versões históricas do brasão da cidade. “Renova-se a imagética do certame, reforçando os laços com a memória colectiva e com a sua identidade histórica”, salienta a organização da feira, da responsabilidade da Viseu Marca.

Com um cartaz considerado “o melhor de sempre”, a feira franca de Viseu tem 37 dias para mostrar que a 624 edição vai resultar num “conjunto de experiências únicas”. “É o baú das memórias a ser aberto e a ser reinterpretado. Vamos ao encontro do passado e construímos novas memórias”, explica Jorge Sobrado, director executivo da Viseu Marca.

“Teremos um festival urbano dentro da tradicional feira”, realça, por seu lado, Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu.

O autarca garante que a edição 624 da Feira de S. Mateus mantém várias tradições, como o pavilhão com mais de 300 expositores, as casas de artesanato e as ruas das enguias e farturas, ao mesmo tempo que recupera iniciativas de outros tempos, como o concurso dos vestidos de chita, a rua da doçaria ou o cinema ao ar livre. Como novidade, o presidente da Câmara destaca a  presença de um balão de ar quente que permitirá ver o octógono da Cava de Viriato e a cidade a partir do ar e o espectáculo de rua na abertura da Feira. “Viver Viriato” é produzido pela ACERT e conta com a colaboração de associações locais como o Teatro Viriato, Conservatório Regional de Música,  Teatro Regional da Serra de Montemuro, Associação Zunzum, Cineclube, Girassol Azul e  Companhia Demente, com música de Clara Gomes.

"Em 2016, a Feira dá novos passos no caminho da sua revitalização e qualificação para todos os públicos, residentes, visitantes e turistas, contribuindo cada vez mais para a afirmação da marca Viseu", sublinha a Almeida Henriques que destaca a qualidade do espaço e das novas arquitecturas, as condições de acolhimento do visitante, o cartaz de palco, a iluminação decorativa histórica e as experiências múltiplas que fazem o “feirar” das várias gerações.

Com um milhão de visitantes esperados, pelos palcos da Feira de S. Mateus vão passar nomes como Mariza, The Gift, Rui Veloso, GNR, Camané, David Carreira, Dengaz, AGIR, D.A.M.A., C4 Pedro, Ana Malhoa, Diogo Piçarra, Carlão, Amor Electro, Capicua, Jorge Palma & Sérgio Godinho, entre outros.

Sugerir correcção
Comentar