Uma maestrina na Universidade de Verão do PSD

Um refugiado sírio, uma maestrina, um dentista, um socialista encartado, um político grego e vários sociais-democratas animam a rentrée deste ano do PSD

Foto
Joana Carneiro marcará presença, como oradora, na Universidade de Verão do PSD Enric-Vives Rubio

Todos os anos, desde 2003, o PSD junta uma centena de jovens entre os 18 e os 30 anos para lhes dar aulas sobre política, em Castelo de Vide. Os professores, mais ou menos conhecidos, são normalmente figuras do partido, mas a abertura à sociedade civil e às restantes forças políticas tem-se intensificado.

De tal modo que em 2016 a Universidade de Verão do PSD terá como “professores” a maestrina Joana Carneiro, o antigo presidente da Assembleia da República Jaime Gama, o refugiado sírio Nour Machlah, o dentista Miguel Pavão, da ONG Mundo a Sorrir, e o político grego Kyriakos Mitsotakis, presidente da Nova Democracia, entre outros.

Maria Luís Albuquerque, Paulo Rangel, Carlos Moedas, Carlos Pimenta são alguns dos oradores do PSD que repetem a experiência de dar aulas aos jovens sobre assuntos como o papel do Estado no momento actual, o futuro do projecto europeu, a Europa digital, o desenvolvimento sustentável. Miguel Poiares Maduro, ex-ministro de Pedro Passos Coelho, também será orador, dedicando a sua palestra ao tema: "O que é ser social-democrata hoje." Jaime Gama, socialista e ex-presidente da Assembleia da República, será a estrela num jantar-conferência.

A abertura da Universidade de Verão estará a cargo de Carlos Coelho (director); Pedro Reis, presidente do Instituto Sá Carneiro; Simão Ribeiro, presidente da JSD; Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD; e Duarte Freitas, presidente do PSD-Açores, que vai a eleições a 16 de Outubro.

O encerramento caberá, como habitualmente, ao presidente do PSD, Pedro Passos Coelho. A XIV Universidade de Verão realiza-se entre os dias 29 de Agosto e 4 de Setembro e é, como sempre, organizada pelo PSD, pela JSD, pelo Instituto Sá Carneiro e pelo PPE.

Em 2015, estiveram entre os oradores da Universidade de Verão sociais-democratas como Carlos Coelho, Marco António Costa, Maria Luís Albuquerque, Jorge Moreira da Silva e Durão Barroso, mas também António Horta Osório (banqueiro), Nuno Melo (CDS) ou Filipe Santos (IES). Os formadores participam através de jantares ou almoços-debate, conferências e aulas propriamente ditas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários