Opinião

Canções de Agosto

Para principiar o mês de Agosto venho recomendar os interessantíssimos podcasts Life Of A Song no ft.com/artspodcast, onde há outras coisas boas.

Para principiar o mês de Agosto venho recomendar os interessantíssimos podcasts “Life Of A Song” no ft.com/artspodcast, onde há outras coisas boas.

Cada podcast é escrito e narrado por pessoas diferentes que parecem saber tudo sobre cada canção. O desta semana, que saíu impresso no FT de sábado, é sobre Mr Tambourine Man e é escrito por Richard Clayton. Ele recomenda, por exemplo, um maravilhoso filme de Bob Dylan no Festival de Folk de Newport em 1964, apresentado por um Pete Seeger que ainda se achava mentor musical do imprevisível génio.

Está no YouTube e enquanto se está lá vale a pena ver dois pedaços de documentários em que Roger McGuinn, com uma honestidade quase tão chocante como a modéstia, explica como é que roubou o som dos Byrds a George Harrison. Depois é preciso ouvir Johnny Marr - ou outro dos milhares de guitarristas influenciados directamente por McGuinn – explicar a originalidade do cintilante guitarrista dos Byrds.

Os Byrds só lançaram Mr Tambourine Man porque Dylan passou pelo estúdio, ouviu a gravação e disse “Wow, you can dance to that!

Os podcasts, claro, têm a vantagem de ter as músicas e de serem grátis. Outros que recomendo são A Change Is Gonna Come por Sue Norris e Someday My Prince Will Come por Lilian Pizzichini. Vai-se à espera de saber de Frank Churchill e fica-se com uma história assustadora que parece um conto de fadas. E depois ouve-se a história da canção através de Brubeck, Coltrane, Davis e outras maravilhas.