UHF cancelam actuação na Festa do Avante

Pioneiros do rock português não gostaram do pouco destaque dado à banda nos cartazes da 40.ª edição do festival.

Foto

A banda UHF decidiu cancelar a sua actuação na 40.ª Festa do Avante, que decorrerá em Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal, justificando a decisão com o facto de não estar a ser dado ao grupo, nos materiais de promoção do festival, o destaque concedido a outros participantes.

Em declarações à Lusa, o líder da banda, António Manuel Ribeiro acusa a organização do festival de “utilização distorcida do nome do grupo na divulgação do evento” e lamenta o nome da banda esteja ausente de alguns cartazes e mupis.

"Quando procurámos a reparação da situação, não foi possível, por razões que me transcendem, e portanto vimo-nos obrigados a cancelar, porque nós temos normas contratuais que não foram respeitadas", disse ainda o músico, que não chegou, no entanto, a assinar um contrato com a entidade organizadora, segundo ele próprio reconheceu à Lusa.

António Manuel Ribeiro chegou a participar, no final de Junho, numa conferência de imprensa de apresentação da festa, durante a qual, recorda, Ruben de Carvalho destacou a participação dos UHF, que deveriam abrir, no dia 3 de Setembro, uma maratona de vários artistas que têm colaborado na Festa do Avante ao longo dos últimos 40 anos. Mas depois desse momento, diz, “olhámos para o nosso nome e ou não o víamos ou tinha sido encolhido”.

A forma como foi divulgada a participação dos UHF na Festa do Avante “traz à banda danos patrimoniais”, argumenta o fundador do grupo, lembrando o currículo do grupo neste festival que o PCP promove desde 1976. "Começámos em 1981, há 35 anos, no Casalinho da Ajuda, e os números oficiais dessa noite apontavam para 120.000 pessoas a cantar Cavalos de corrida e Rua do Carmo”.

O PÚBLICO ouviu o PCP, que diz ter tomado conhecimento “das razões que o grupo UHF tornou públicas” e manifesta “surpresa” por uma decisão que considera “tão mais difícil de compreender” considerando que a participação da banda se integraria “na 40ª edição da Festa do Avante!, com o significado que isso comporta”.

A 40.ª Festa do Avante arranca a 2 de Setembro com uma intervenção política de Jerónimo de Sousa, e até dia 4 passarão pelo espaço agora alargado à Quinta do Cabo, adquirida por subscrição interna do PCP, músicos e bandas como Sérgio Godinho e Jorge Palma (num espectáculo conjunto), Xutos & Pontapés, Peste & Sida, Jáfumega, Diabo na Cruz, Carlão (com Sam the Kid e Sara Tavares), Fast Eddie Nelson, Marta Ren ou Miss Lava, e ainda fadistas como  Ana Moura, Aldina Duarte, Kátia Guerreiro ou Cristina Branco.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários