Taça da Liga fica sem mais dois históricos
A primeira competição nacional de futebol a disputar-se proporcionou surpresas na sua ronda inaugural.
A primeira fase da Taça da Liga fez estragos entre alguns dos emblemas mais históricos do futebol português. Depois de na véspera, Académica e Portimonense terem sido eliminados, neste domingo foi a vez de Olhanense e Leixões, outros dois emblemas que já competiram na principal divisão do futebol nacional, serem eliminados prematuramente da competição.
No Algarve, a equipa de Olhão foi impotente perante o “bis” de Rui Coentrão, que sentenciou a partida aos 71’, num grande remate de fora da área. Nos arredores de Lisboa, o recém-promovido à II Liga Cova da Piedade afastou o Leixões no desempate pelas grandes penalidades, depois de um empate a um golo no final dos 90’ regulamentares. A equipa almadense ainda esteve a perder, depois de Bruno Lamas ter inaugurado o marcador de penálti. Mas, no segundo tempo, Danielson repôs a igualdade e deu ânimo à formação da casa, que foi mais forte nos penáltis.
Também da marca de onze metros foi como o Sporting da Covilhã eliminou o Desportivo das Aves, que chegou à vantagem na primeira vez que atirou à baliza, logo ao terceiro minuto, numa finalização de Pedró. A resposta dos serranos surgiu na segunda parte Éder Diez, igualando aos 68’, num desfecho que atirou a decisão da partida para as grandes penalidades, onde Zé Tiago atirou sobre a barra no 12.º pontapé.
Folgado foi o triunfo do Penafiel no terreno do Famalicão (3-0), que jogou com 10 desde o minuto 32 por Ângelo Meneses ter visto dois cartões amarelos e com nove depois de Medeiros ter visto o vermelho directo (53’).
Resultados
1.ª Fase Taça da Liga
Portimonense 0-1 Santa Clara
Gil Vicente 0-0 (5-4 g.p.) Académica
Fafe 0-1 Vizela
Olhanense 1-2 Varzim
Cova da Piedade 1-1 (4-3 g.p.) Leixões
Desp. Aves 1-1 (4-5 g.p.) Sp. Covilhã
Famalicão 0-3 Penafiel
Freamunde 0-1 U. Madeira