Mais de 200 bombeiros combatem fogo no Parque Natural da Serra da Estrela

Cabeça do incêndio foi dominada, mas flancos laterais continuam activos.

Foto
Imagem de bombeiros a combater fogo florestal nFactos/Fernando Velud/Arquivo

Mais de 200 bombeiros combatem neste sábado um incêndio florestal em Manteigas, no distrito da Guarda.  As chamas estão a percorrer o vale glaciar de Manteigas, no Parque Natural da Serra da Estrela, numa zona isolada e de difícil acesso, explicou ao PÚBLICO o segundo comandante operacional distrital, José António Oliveira.

"A maior parte do combate está a ser feito por operacionais que estão a pé com material de sapador. É um trabalho lento", explica o responsável da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). "Os veículos não chegam ao local do fogo", acrescenta. Não há, por isso, habitações ou qualquer povoação em risco. 

Ao início da noite a cabeça do incêndio foi dominada, estando o combate concentrado nos dois flancos laterais com uma extensão de aproximadamente 500 metros cada. O terreno rochoso e o declive acentuado dificultam os trabalhos. Mesmo assim, o segundo comandante acredita que o incêndio vai ser controlado durante a noite, mas teme que no domingo com as temperaturas altas possa reacender. 

O fogo, que lavra essencialmente em zonas de mato e pinhal, começou às 13h05 na localidade de São Pedro, em Manteigas, por motivos ainda não apurados.

O incêndio estava, minutos antes das 21h, a ser combatido por 225 operacionais e 71 viaturas contabiliza a ANPC, na sua página da Internet. Chegou a contar com o apoio de sete meios aéreos, mas o fumo intenso que se faz sentir no local obrigou os aparelhos deixar o teatro de operações. "Infelizmente os meios aéreos tiveram que deixar de operar pelas 17h, muito antes do pôr-do-sol. Não havia condições de segurança", adianta José António Oliveira. 

Sugerir correcção
Comentar