PSD-Porto diz desconhecer motivações do Movimento Porto Mais

Miguel Seabra considera que ainda é cedo para o partido debater as autárquicas, mas promete envolver os militantes na discussão.

Foto
Miguel Seabra (à direita), presidente da concelhia social-democrata no Porto Paulo Pimenta

As águas continuam turvas no PSD-Porto. O presidente da concelhia social-democrata, Miguel Seabra, considera “injustas” as críticas que correligionários do partido têm vindo a fazer à sua liderança e afirma desconhecer que motivações por detrás do lançamento do Movimento Porto Mais, dinamizado por militantes do PSD.

Em declarações ao PÚBLICO, Miguel Seabra diz não encontrar razões para tanto azedume e acusa aqueles que lhe apontam o dedo de faltarem aos plenários que a concelhia convoca com uma regularidade superior àquela que os estatutos fixam. Nega que haja falta de debate interno e sublinha que a sua estratégia passa por continuar a fazer oposição ao PS, porque - frisa - o “Urbanismo e a Acção Social são duas áreas estratégicas que estão nas mãos dos socialistas”.

“Somos contra a maneira como o PS gere a cidade nesta matéria”, afirma, aproveitando para criticar “discricionariedade [por parte da Câmara do Porto] na atribuição de casas municipais e na atribuição dos dinheiros do fundo de emergência social”. E lança mais uma farpa ao PS: “É grave não haver despejos nos fogos de habitação social por falta de pagamento e muito grave não haver cortes de água em fogos sociais com facturas em atraso”.

Nos últimos dias, Hugo Dias e Luís Seco, dois militantes que se demitiram do Conselho Estratégico do PSD da cidade do Porto, têm criticado a liderança da concelhia, lamentando que o partido não tenha, por exemplo, iniciado ainda a discussão do processo autárquico. Estes e outros militantes estão a dinamizar o lançamento de um movimento, denominado Porto Mais, que pretende ser uma plataforma para aqueles que estão descontentes com a liderança da concelhia poderem apresentar e discutir as suas ideias para a cidade.

Sobre o processo autárquico, o líder concelhio diz que “ainda é cedo” para o PSD dizer à população do Porto qual é o seu programa para a cidade e garante que o debate sobre este tema será feito em sede própria com os militantes.

Quanto ao lançamento ao movimento, Seabra não lhe dá grande relevância e diz desconhecer as “verdadeiras motivações” de quem está por detrás dele. “Pode haver outras motivações que eu desconheço, sejam elas políticas ou de outra natureza”, afirma sem adiantar mais detalhes.

Sugerir correcção
Comentar