Volata, chegou a bicla do futuro

"A tua bicicleta pode ser mais inteligente", dizem os criadores da Volata, uma bicicleta criada a pensar no utilizador

Foto
Volata

É uma bicicleta do futuro — é pelo menos uma bicla digna da designação "2.0" e que trabalha em uníssono com um computador de bordo embutido no guiador, com um "display" de 2.4 polegadas.

"A tua bicicleta pode ser mais inteligente. Pode estar equipada com o tudo o que precisas para desfrutares dos passeios de uma forma mais segura e interactiva. Criámos uma bicicleta com as necessidades do utilizador em mente", explica a equipa responsável pela Volata, construída entre São Francisco e Milão.

Ao controlo de velocidade e de desempenho — opções que algumas apps oferecem —, a Volata acrescenta previsão do tempo e o monitoramento da frequência cardíaca bem como a notificação via "smartphone" de alguns alertas de segurança (sensores de movimento, alarme e localização GPS). Mecanicamente, foi eliminado o tradicional sistema de engrenagens, automatizadas as luzes dianteiras e traseiras e adicionada uma buzina electrónica junto ao polegar esquerdo. A bateria interna da Volata é carregada automaticamente enquanto pedalas graças a um dínamo.

Foto
Sugerir correcção
Comentar