COI decide não banir Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio

Comité Olímpico não aplica o castigo mais gravoso por causa do doping no atletismo russo.

Foto
Para ver os próximos Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão na televisão, provavelmente, vai ter de pagar

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou neste domingo que não irá tomar uma decisão de excluir todos os atletas russos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cuja cerimónia de abertura está marcada para 5 de Agosto próximo.

Segundo o comunicado do COI, a decisão terá de passar pelas federações internacionais de cada uma das modalidades, sendo que os atletas terão de cumprir uma série de critérios. Para já, a única modalidade que não terá atletas russos nos Jogos é o atletismo.

A decisão do COI foi anunciada após uma reunião por teleconferência entre os membros do comité executivo, que discutiu o relatório elaborado pelo canadiano Richard McLaren, mandatado pela Agência Mundial Antidopagem, e que provou a existência de um programa de doping sistemático e com sanção governamental no desporto russo. "Tivemos de encontrar um equilíbrio entre a responsabilidade colectiva e a justiça individual a que todos os seres humanos têm direito. Um atleta não pode sofrer e não pode ser sancionado por um sistema em que não está implicado", declarou Thomas Bach, presidente do COI.

Segundo o COI, as avaliações das federações internacionais têm de ter em conta várias condições. Os atletas têm de ter um registo limpo no que diz respeito a violações de doping, acrescentando que nenhum atleta poderá estar no Rio se alguma vez tiver tido alguma infração.

A Federação Internacional de Ténis foi rápida a reagir à decisão do COI, anunciando que os tenistas russo estão liberados para competir no torneio olímpico. Em comunicado, a federação considera que os oito atletas nomeados têm sido sujeitos a múltiplos controlos, em competição e fora de competição e que os resultados são "o suficiente para os atletas russos cumprirem os critérios estabelecidos pelo COI".

A Rússia recebeu a decisão do COI com agrado. Citado pela agência Tass, Vitaly Mutko, ministro russo do desporto, acredita que a grande maioria dos atletas russos estará no Rio de Janeiro. "Os critérios são exigentes. Mas este é um desafio para a nossa equipa. Posso garantir que quase todos os atletas da comitiva russa cumprem estes critérios", garante o governante russo.

Garantida é a ausência de Yuliya Stepanova dos Jogos. A meio-fundista russa, uma das vozes que denunciou o esquema de doping sistemático do desporto russo, foi excluida pelo COI da competição olímpica por ter tido um controlo positivo em 2013, depois de ter sido autorizada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) a competir no Rio sob bandeira neutra.

A única atleta de nacionalidade russa que vai estar no atletismo olímpico é a saltadora Darya Klishina, que vai participar como independente, sob bandeira neutra, na prova do salto em comprimento, porque reside e treina fora da Rússia.

Tendo participado em nove das 30 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, e sem contar com as participações como União Soviética e Comunidade de Estados Independentes, a Rússia é o 12.º país com mais medalhas de ouro conquistadas (134), mais 126 de prata e 145 de bronze.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários