Parlamento despediu-se de Abel Baptista com uma ovação

Além de deputado era líder da distrital de Viana. Deixa todos os cargos no CDS-PP, inconformado por não ser candidato a Ponte de Lima

Foto
Abel Baptista tem carreira política de 23 anos Pedro Cunha

O deputado do CDS-PP Abel Baptista fez esta quarta-feira a última intervenção no plenário da Assembleia da República, depois de ter decidido renunciar aos cargos naquele partido, tendo recebido uma ovação dos parlamentares após o seu discurso.

No plenário, Abel Baptista falou pelo CDS-PP no período de três minutos disponibilizado a cada bancada parlamentar para a discussão do projecto de resolução do PAN, que recomenda ao Governo a elaboração de levantamento sobre a utilização de veículos de tracção animal e consequente regulamentação, na sequência de uma petição que deu entrada na Assembleia da República.

Abel Baptista rematou a sua intervenção dizendo que era a última que iria proferir no plenário, anúncio ao qual se seguiu uma ovação dos deputados presentes, tendo-se inclusivamente levantado grande parte dos parlamentares para aplaudir.

Jorge Lacão, a conduzir os trabalhos da mesa da Assembleia da República, associou-se aos votos das melhores felicidades futuras ao centrista, tendo vindo de diversas bancadas os mesmos desejos de boa sorte para a nova fase profissional de Abel Batista.

Na sua página da rede social Facebook, Abel Baptista confirmou a notícia avançada na quinta-feira pelo PÚBLICO de que no próximo dia 15 de Setembro regressaria à sua “vida profissional colocando fim a mais de 23 anos de serviço público”. A notícia do PÚBLICO referia que deputado e dirigente distrital de Viana do Castelo tinha a expectativa de ser o escolhido para candidato à presidência da Câmara de Ponte de Lima, onde a direcção nacional do partido preferira a recandidatura do actual presidente, Vítor Mendes, que um estudo interno apontou como o mais bem posicionado na corrida eleitoral autárquica.

“É verdade, no próximo dia 15 de Setembro, regressarei à minha vida profissional colocando fim a mais de 23 anos de serviço público, sob a bandeira do CDS. Como vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima (oito anos), como presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima (12 anos), como director da Segurança Social de Viana do Castelo (três anos), deputado à Assembleia da República (11 anos) e vereador da Câmara Municipal de Monção (dois anos). Em breve darei todas as explicações sobre esta minha saída, bem como que tipo de intervenção pública estarei disponível para fazer, mas a certeza de que não me anularei na minha qualidade de cidadão responsável e atento”, lê-se na sua página pessoal.

Na sexta-feira, no Porto, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, lamentou a renúncia de Abel Baptista aos cargos naquele partido por ser uma “pessoa de extraordinário valor”, mas disse que o futuro é “grande” e que talvez o CDS-PP e aquele centrista pudessem voltar a trabalhar.

“Eu tenho o Abel Batista como uma pessoa de extraordinário valor. Fomos colegas enquanto deputados, quando eu estive no Governo, o Abel Batista era a pessoa no parlamento que se encarregava da [pasta] da Agricultura. Eu tenho pena que ele não queira continuar connosco para outros cargos, mas enfim o futuro é grande e pode ser que em alguma altura possamos continuar a trabalhar”, declarou então a líder do CDS-PP.

Sugerir correcção
Comentar